quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ger Toshav - Observância do Shabat




Como os rabinos de hoje debatem se um Ger Toshav pode ou deve observar o Shabat, esta passagem do Talmud Bavli Keritot 9a mostra que Rabi Akiva sustentava que o Ger Toshav é obrigado a mostrar um nível de observância do Shabat, e enquanto outros sábios discordam, ninguém detém que o Ger Toshav não pode observar o Shabat, como alguns indivíduos irresponsáveis hoje estão reivindicando.

ואיכא דמתני לה על הדא דת"ר גר תושב מותר לעשות מלאכה בשבת
לעצמו כישראל בחולו של מועד

O Gemara comenta: E há aqueles que ensinam esta declaração de Rav Adda bar Ahava com relação a este caso, como os Sábios ensinaram em uma baraita: Um gentio que reside em Eretz Yisrael e observa as sete mitzvot Noética [ger toshav] é permitido realizar o trabalho no Shabat para si mesmo da mesma maneira que um Judeu tem permissão para realizar trabalho nos dias intermediários de um Festival, ou seja, apenas para assuntos que, se não forem atendidos, resultarão em perda significativa.

ר"ע אומר כישראל בי"ט ר' יוסי אומר גר תושב עושה בשבת לעצמו כישראל בחול רש"א ואחד גר תושב ואחד [עובד כוכבים] עבד ואמה התושבים עושין מלאכה בשבת לעצמן כישראל בחול:

A baraita continua: Rabi Akiva diz: Um ger toshav pode realizar trabalhos no Shabat da mesma maneira que um Judeu pode realizar trabalhos em um festival, ou seja, apenas com o objetivo de preparar comida. O Rabino Yosei diz: Um ger toshav pode realizar o trabalho no Shabat por si mesmo, da mesma maneira que um Judeu tem permissão para realizar o trabalho no dia da semana. O Rabino Shimon diz: Tanto um ger toshav quanto um escravo residente masculino ou feminino podem realizar trabalho no Shabat por si mesmos, da mesma maneira que um Judeu pode realizar trabalho durante o dia da semana. De acordo com essa tradição, é em relação a esta baraita que Rav Adda bar Ahava disse que a halakha está de acordo com a opinião do Rabino Shimon.

Por: Avraham ben Yaakov

Rabbi Avraham Greenbaum
Azamra Institute
P.O. Box 50037 Jerusalem 9150001 Israel 

Website:

Nenhum comentário:

Postar um comentário