segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A importância de sentir vergonha de si mesmo neste mundo




Rabbeinu disse: "Cada um deve procurar os seus caminhos, para ver quão perto ele está ligado à Hashem. O principal sinal é o tefilin, e o tefilin é o aspecto da vergonha." Pode ser que quanto mais um tenha vergonha, maior é a sua ligação com Hashem? Para que um deve ter vergonha? A resposta é que ele deve sentir vergonha de que ele está irritando Hashem, que ele não está realizando a Sua vontade. E por alcançar esse sentimento de vergonha, isso por si só aumenta a sua ligação com Hashem. Uma pessoa que passa a vida tratando-o como brincadeira está demonstrando o contrário desse sentimento de vergonha. É preciso em todos os momentos sentir vergonha, mas isso não tem nada a ver com depressão. Exatamente o oposto, essa vergonha é a raiz da vida. Isso por si só é a vida. A Torá diz de Moshê Rabbeinu que seu rosto estava brilhando.

E Rabbeinu explica (Likutei Morahan I: 38), que este era o seu sentimento de vergonha. Os Rabinos ensinam que quem comete um pecado e está envergonhado com isso, todos os seus pecados estão perdoados. Porque ele tem vergonha, ele é perdoado. Da mesma forma, todos os nossos hisbodedus também deve ter este aspecto de constrangimento. "Ribono Shel Olam, como pode ser que eu poderia comportar-se de tal forma que o faria com raiva de mim!" E a vergonha que ele sente é em si mesmo o seu arrependimento.

Hashem tem uma enorme piedade de nós. Rabbeinu diz (Likutei Moharan II: 1) que isto mostra em si na maneira como Hashem nos deu Rosh Hashaná em Rosh Chodesh. Como poderíamos vir diante de Hashem e pedir perdão e dizer que realmente nos arrependemos. O ano inteiro eu me comportei mal, e agora de repente eu vou arrepender?

No entanto, uma vez que, em Rosh Chodesh, Hashem lamenta como ele ordenou a lua a fazer-se menor, e Ele diz: "Traga para Mim uma expiação." Isso nos dá também a oportunidade de estar diante Dele e dizer: "Nós nos arrependemos." A Torá descreve; trazendo um sacrifício no Templo como "dar um aroma satisfatório para Hashem." Nosso constrangimento sobre o nosso comportamento é esse aroma agradável.

Este é o verdadeiro propósito de fazer hisbodedus: que se deve sentir constrangimento diante de Hashem e que esta vergonha deve levar automaticamente um ao arrependimento. E aquele que verdadeiramente se arrepende, não vem a repetir esses pecados.

Do livro Noam Siach, Parte I, excertos de aulas dadas por Rabi Levi Yitzchak Bender, zt"l. 

Parte 1 –– Para ser continuado…

* Matéria publicado em Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", Jerusalém, Israel.
* Republicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Yeshivat "Shuvu Bonim".

Copyright © 1999 Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário