quinta-feira, 20 de maio de 2021

3 Shiur do Rabino Pinto

 


3 Shiur do Rabino Pinto 

[Esta é uma repostagem, há mais de um ano o mekubal, Rabino Pinto respondeu a várias perguntas gerais incluindo a situação atual no mundo, e eu senti que deveria postar seus shiurim novamente, isso é urgente e importante para nós, pois precisaremos fortificar nossa emuná e bitachon em HaShem e através do Tsadic, obtermos conhecimento para alcançar maior sabedoria e boas decisões, e para fazer cada vez melhor o que precisa ser feito por nós mesmos e por nossos entes queridos. - editor do Journal Mitzvah]

 

(Um pouco mais que fizemos todos juntos, mais Kedushah entra neste mundo de baixo, para o bem de todos!) Obrigado, Gilson Sasson.

 

Pergunta 3

Data: 03.24.2020

Assunto: Redenção, Ansiedade

 

Pergunta:

Dear Rabino,

Minha esposa está preocupada com o estado do mundo quando o Messias chegar.

As famílias permanecerão juntas?

 

Pergunta 3:

 

Antes de tudo: este é o ano em que o Messias virá. Acreditamos que ele chegará a qualquer momento. Talvez dentro de uma semana, um mês ou mesmo um ano - estamos às portas da Redenção. Deve ser nossa firme convicção que ele pode chegar a qualquer momento.

Um pequeno detalhe é que o Messias chegará quando não o estivermos conscientemente esperando. Se calcularmos quando esperá-lo, em um momento ou lugar fixo, isso o deterá; ele chegará quando não estivermos pensando ativamente nele. Ter uma ideia fixa de quando ele chegará só pode criar problemas na fé.

Nossos tempos atuais são o início do processo da Redenção. O processo pode levar um segundo, minuto ou Deus me livre, um mês ou um ano. Tudo depende de nós.

Mas nossos pensamentos estão sempre no Messias. Em todas as orações, rituais e eventos importantes, oramos pelo retorno do Povo Judeu a Zion, Jerusalém. Quando um casal se une em casamento, um vidro é quebrado para lembrá-los da imperfeição do mundo que alcançará a perfeição com a vinda do Messias.

A Ressurreição dos Mortos acontecerá e começará com Moisés e Sua geração. Eles se levantarão de seus túmulos e entrarão na Terra Prometida de Israel.

Certamente, sempre haverá duvidosos que confundem a fé das massas. Esses céticos são os Erev Rav, A MULTIDÃO MISTAS QUE LEVARAM A NAÇÃO JUDAICA A TODAS AS SUAS FALHAS DURANTE SEU CAMINHAR NO DESERTO. Pessoas que levantam dúvidas sobre a autenticidade da Torá e do Messias são descendentes de Erev Rav, e devemos nos distanciar o máximo possível dessas pessoas.

O Erev Rav também representa AS NOSSAS PRÓPRIAS DÚVIDAS E TOLICES, comportamento fútil que não tem lugar no estilo de vida da Torá. Calúnias, fofocas, discussões imorais, vãs ou fúteis perturbam a serenidade e a verdade da Torá que estudamos e pela qual vivemos; devemos redobrar nossos esforços para criar uma fronteira entre os dois.

Com fé total, não há necessidade de ansiedade. Quando estamos ligados a HaShem e aos ensinamentos da Torá, estamos no caminho certo para dar as boas-vindas ao Messias. A ansiedade e a dúvida não deveriam ter lugar em nossas vidas. Se eles estiverem presentes, significa apenas que alguém tem pecado e que ainda não foram resolvidos. Pecados entre eles e HaShem, eles próprios e aos outros ou simplesmente dentro deles. A ansiedade só é saudável se manter a pessoa alerta contra o medo de pecar. Mas um medo que impede o progresso na vida deve ser extirpado do coração o mais rápido possível.

Por Rabino Pinto.

Permissão concedida pelo administrador do Instagram / Telegram ao Journal Mitzvah.

O Presidente do Tribunal Rabínico de Marrocos.

www.shuvaisrael.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário