domingo, 28 de junho de 2015

O engano do Yetzer Hara





Temos de ter muito cuidado com essas coisas. A Gemara na Sucá 52a aponta: "Quanto maior for o homem, mais forte é o seu yetzer hara ". Maior a estatura de um homem em Torá e serviço à Hashem, mais o yetzer hara (o impulso mal) tenta invadir sua mente. Quando uma pessoa está em um nível moral tão elevado que ele nunca iria parar para cometer um grande ou mesmo um pecado menor, o yetzer hara se disfarça como o yetzer tov.

Ele cega e envenena a mente do homem piedoso, enganando-o a pensar que o pecado é realmente uma mitsvá, mostrando-lhe que é um ato virtuoso e kasher. Como um pássaro, o homem piedoso é pego no laço do yetzer hara, esquecido do perigo mortal que se encontra.

Então, seja muito cauteloso. Não permita que o yetzer hara engane você, dizendo-lhe. "A principal coisa é a pureza de seus pensamentos corretamente, aderindo a D'us em seus pensamentos o tempo todo. Não deixe que nada desvie seus pensamentos de concentrar seus pensamentos sobre o Céu." Parece como um conselho santo. Mas o yetzer hara significa dizer que o estudo da Torá e mitsvot são válidos apenas se acompanhado de profunda devoção e veneração verdadeira, sem a qual é inútil.

O yetzer hara vai citar versos da Torá, Mishná, Guemará, Midrashim e do Zohar para apoiar seu argumento. Ele vai citar o Gemara em (Sanhedrin 106b), e muitos outros textos de prova como este. Mas se você examinar os seus argumentos com discernimento, você vai perceber que o yetzer hara está mostrando seus cascos kasher, por assim dizer, que ateste a sua pureza e santidade, mas na verdade seus pés estão submersos em um pântano da morte.

Do livro NEFESH HACHAIM
Rav Chaim of Volozhin
Traduzido por Rabino Avraham Yaakov Finkel.

2 comentários:

  1. TEMOS O YETZER HARA.
    E O QUE VEM A SER O YETZER TOV.
    MEU EMAIL.
    marcondes2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. TEMOS O YETZER HARA.
    E O QUE VEM A SER O YETZER TOV.
    MEU EMAIL.
    marcondes2008@gmail.com

    ResponderExcluir