domingo, 20 de janeiro de 2019

Um senso de conexão com Deus Todo-Poderoso




“Senhor do Universo! Com a Tua misericórdia, conceda-nos a sabedoria perfeita para receber o santo conhecimento de Sua Torá e que possamos obter entendimento, que o nosso coração se apegue às Tuas mitzvot, ajuda-nos pela honra do Teu Nome.”

Baruch HaShem, a conexão com um Rabino pode trazer para pessoas grandes lições de Torá, e após receber “Letter from Jerusalem” de meu Rabbi Avraham ben Yaakov, li a boa notícia que a sua cirurgia foi bem sucedida e no momento ele está fazendo os últimos estágios de um curso de quimioterapia "preventiva" que, apesar de cansativo e debilitante, não teve os mais terríveis efeitos colaterais! As últimas varreduras e testes indicam que seu corpo está saudável e livre de malignidade. Graças a Deus! Em sua carta, eu pude ganhar novos conhecimentos sobre a verdadeira Emunah, e serviço a D’us, sim, mesmo sem a energia corporal, ele continuou rezando os salmos, e seu desejo ardente para o seu retorno para lecionar Torá foi a cada minuto, isto é incrível a força de um bom homem, servo de Deus. Eu aprendi estar ainda mais agradecido a Deus pela saúde e força que Ele me dá para aprender Torá, e trabalhar todos os dias, e ainda, comecei a pensar em fazer exercício físico para cuidar muito mais de minha saúde, incluindo dieta, alimentar com mais variedade de legumes, verduras e frutas, e inicialmente praticar exercícios leves na academia, algumas vezes podemos perder o foco de manter uma vida mais saudável referente ao tempo dedicado a vida profissional, por exemplo.  Além do cuidado fisíco do corpo, há o cuidado mental que afeta muitos, a depressão, e o lado emocional devido a Bulem (Bullying) e os desafios espirituais da yeter hara criando nossos próprios obstáculos, opressores, inimigos.

Assim, os ensinamentos dos grandes Tzaddikim do Judaísmo também são contados por cartas descrevendo suas vidas, e nas histórias, contos incríveis, como foi o caso do bondoso, sábio, justo Rabbi Yisrael Baal Shem Tov em suas grandes missões para ensinar Torá até mesmo aos Judeus leigos (sem estudo) em sua época, algo que não era comum em seu período, afim de levantar corações à santa Torá. Cada um de nós temos as nossas próprias histórias pessoais, batalhas internas e desafios externos nesta era da sociedade moderna que parece nos perserguir diariamente com propagandas e anúncios sensuais, estilos e modas provocativas, liguagem rebaixada nas redes sociais, música explícita e o aceso a internet sem limites, muitas vezes pode tirar nosso foco, dedicação, concentração ao estudo da Torá, o que fazer? As histórias nos contam e nos alertaram a muitos anos atrás de tudo a respeito daquilo que estamos passando agora, e o remédio é a Torá. Ao contrário que possamos pensar, ainda que a maioria dos telejornais propagam más notícias e das maldades que alguém fez, há muitas coisas belas e boas neste mundo acontecendo sem ter reportagem na mesma ênfase,  e há muitas pessoas boas que estão fazendo atos de bondade. Os Tzaddikim fizeram o trabalho duro em pavimentar o caminho para nós todos, podemos encontrar a Luz Divina no meio da escuridão.

O mesmo aconteceu com os ensinamentos de Torá contados na própria vida [auto-biografias]que os Tzaddikim como de Rabino Nachman (Chayey Moharan, Sippurey Ma’asioth),  Reb Noson de Breslov (Alim LiTerufah, Through fire and water), Rebe Elimelech de Lizhensk (Mipeninei Noam Elimelech), Rabi Yossef Caro (Maran Habeit Yossef) de abençoada memória. O mesmo podemos dizer de muitos outros justos Tzaddikim através dos séculos, o trabalho extraordinário dos Rabinos de nossa geração, nos ajudam a entender e caminhar na linha para aproximar a Deus.

Porque foi e porque são importantes as histórias, contos, parábolas? O que isto pode ensinar-nos de nosso mundo moderno nesta era digital? A vida dos que servem HaShem há oposições, obstáculos, alguns faltando fé e desfiando da santaTorá para viver uma vida ao mundo secular. Porque isto acontece?

Como é sabido por Rei Salomão: "Nada é novo debaixo do sol". "Dá-me um coração entendido e sábio para julgar e discernir entre o bem e o mal". É facíl ver a escuridão desse mundo, e  o profeta disse: 'Toda a terra está repleta de Sua glória' (Isaías 6:3), a escuridão nos envolve e ficamos com medo dos problemas, mas devemos ter somente medo de Deus, o Todo-Poderoso. E os Tzaddikim tiveram os olhos abertos a Torá, não somente a este mundo, guardar os olhos é uma mitsvá e uma grande lição que os Cabalistas nos dizem. Cada Tzadik, cada história, cada carta pessoal vai tocar o coração de cada pessoa de uma maneira diferente, a seu nível de aceitação e de sua puridade e santidade desenvolvida por observar os Mandamentos, nosso enaltecer ao Rei dos Reis, é o que podemos aprender com os Sábios de abençoada memória.

“Escuta, Israel! O Eterno é nosso Deus, o Eterno é um só! E amarás ao Eterno, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas posses.” (Deuteronômio 6:4).

Caros estudantes de Torá, leia alguns textos selecionados que eu fiz para concluir este post com as palavras dos Sábios Tzaddikim.

Rabino Nachman em Sippurey Ma’asioth sobre The Sophisticate and the Simpleton, Rabbenu [Rebbe Nachman] disse “Uma pessoa pode ter pão, água e pele de ovelha, e ter uma vida melhor e mais feliz do que a pessoa mais sofisticada e mais rica, pois esta última sempre tende a ser infeliz. No final, as coisas correram melhor para o simplório, que estava sempre satisfeito com o que tinha e era constantemente alegre.” Essa história também contém mistérios muito profundos da Torá.

Só verdadeiros tementes a D’us tem confiança completa Nele, pede a D’us por cura, saúde, meios de subsistência, o que nos falta não é uma maldição, mas aquilo que recebemos do Céu com muito amor por nosso Pai do Céu.

Rabino Nachman em Chayey Moharan os discípulos ouviram de seu mestre; “O Rebbe falou sobre os grandes pecadores que vêm ver o verdadeiro Tsadic. ‘Mesmo eles demonstram uma certa humildade quando se rebaixam apesar de si mesmos e demonstram vontade de visitá-lo e de se submeter a ele um pouco. Isso por si só traz um grande tikkun em certo lugar. Jetro veio e disse: "Por agora eu sei que Deus é grande" (Êxodo 18:11),’ então o nome do Santíssimo abençoado seja Ele foi glorificado e exaltado acima e abaixo" (Zohar II, 69a).

Como é sabido nos ensinamentos de Rabino Nachman, sempre podemos fazer um começo renovado para servir à Deus, aonde estamos, e de qual nível espiritual estamos.

Reb Noson de Breslov disse: “O Rei Salomão já disse: 'Uma maldição imerecida não alcança seu alvo' (Provérbios 26:2). Deus vai mudar a maldição para uma bênção e tudo vai se tornar bom. Os obstáculos só surgem para intensificar o desejo, quanto mais exaltado o objetivo, mais obstáculos devem ser colocados em seu caminho, essa é a única maneira pela qual o desejo crescerá o suficiente para alcançá-lo (Likutey Moharan I, 66).

Quanto mais Torá estudarmos, escolheremos o bem.

Reb Noson de Breslov em Through fire and water relatou: “Vi a Mão de Deus me guiando por todo o caminho e como Ele ouve cada oração. Minha oração foi cumprida até o último detalhe. "Bem-aventurado Aquele que ouve as orações de todos os lábios ..."

Como o próprio Rebbe Nachman diz “Não há desespero em tudo”. Para cada e todas as retificações que precisamos fazer em nossas vidas, nunca perca a fé.

Rebe Elimelech de Lizhensk em Mipeninei Noam Elimelech parachá Bo explicou “Cumprir uma mitsvá é como uma salvação para a Shechiná, a Divina Presença, já que HaKadosh Baruch Hu está unido à Sua Shechiná através da ação dos mandamentos.”

Shalom!

* Dedicado à sagrada memória do Rabino Elazar Mordechai Kenig.


Por: Gilson Sasson
Jornal Mitsvá / 5779

Nenhum comentário:

Postar um comentário