terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O Tzadik Emet - Parte 1

De Caminhos Místicos (estudo avançado)





Neste tempo complexo, talvez neste tempo final, é hora de reconhecer que um rabino de 200 anos atrás, começou a descascar os véus dos nossos olhos para que possamos compreender. Ele era Rebe Nachman de Breslev. Bres lev significa um coração de carne em Yiddish, há um versículo em Yirmiyahu, Yechezkel 36 – E tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne

Estamos temos pouco tempo, apenas um pouco mais de um ano para ir. Um ano e dois meses para ser exato, até ele tem que vir. A redenção tem que ser agora "antes da hora", e como o pasuk diz: "mesmo se eu colocá-lo na mesma hora, Eu vou trazê-lo antes do tempo." No próximo ano, muito dos navi'im, os profetas bíblicos sagrados, deve acontecer. Estamos bem e sobre o nosso caminho para Gog u'Magog. Eles virão, mais uma vez, para repartir a terra, clamar na cidade santa, e esmagar o povo escolhido. É realmente tempo para orar.
 
Então, eu estou indo para mergulhar em um assunto que eu sinto que é fundamental para entender, mas difícil de explicar.
 
Eu já me perguntei, como é que um tzaddik pode reparar-me, me fornecer um tikkun? Afinal, eu sou o menor do menor, estou acima e para baixo e por todo o lado. Como é que ele pode abrir-me e colocar-me no caminho da teshuvah? Por qual mérito ele pode fazer isso? Como é que ele pode trazer-me mais perto de Hashem, quando me sento nas profundezas do tumah que inunda-nos nesta geração?

Com agradecimentos a Hashem, e no mérito de Rebe Nachman e de Reb Nosson e todos os sagrados Tzaddikim e no mérito dos nossos sagrados Patriarcas​​, Eu acredito que Hashem abriu minha mente e meu sekel (intelecto) apenas um pouco para que eu possa vir a entender um pouco do que tudo isso significa, compartilhando verdades que são registradas nos escritos de Rebe Nachman de Breslev e Reb Nosson e Chazal diante deles.

A pergunta que uma pessoa deve fazer é, como posso fazer o Tikkun (os reparos - as rectificações da alma, as tarefas) que eu tenho que fazer neste mundo e nesta vida? Quer dizer, eu cai e me levanto o tempo todo. Praticamente todos os dias, às vezes várias vezes em um único dia!

Recentemente, na parashá hashvuah, é dito sobre o Kohen Gadol e o talmid chochom, o Tzaddik HaEmet. Os tempos são de tal ordem que é preciso compreender quem e o que é o Tzaddik HaEmet. Em parashá acherai mot, perek vav (6) há um remez (uma dica): Como é que o Kohen Gadol é capaz de entrar no Kodesh HaKodeshim (o santo dos santos). "Aharon deve trazer perto de seu próprio pecado oferecendo, um touro 'parah' e fornecer expiação por si mesmo... Com um parah ben bachor, chatat e a orlah.
 
Como ele é capaz de vir para o Kodesh do Kodeshim? "Somente com o Nukudot Tovot". Parah é 'Resh Peh Bet', gematria 282 ou a Torá de Rebbenu, 'Azamra' - "Eu ainda louvarei Hashem com o pouco que me resta". Aparentemente, com este pequeno ponto bom. Reb Nosson escreve sobre este Parshat em perek 16:17 " Qualquer pessoa não estará na tenda da reunião quando ele vier para fornecer expiação no santuário até sua partida; Ele deve fornecer expiação por si mesmo, para sua casa e para toda a Congregação de Israel".

Reb Nosson disse, "Mamash eu estou tremendo para ler isto no nigla (a Torá escrito aberto), dafka é l'miesha. Não é uma coisa escondida! Seria uma coisa que você esperaria no santo Zohar e nos escritos do Ari, mas não é . Está no nigla, bem como o nistar (o segredo-o escondido). É Halchah L'Miesah e eles dizem 'não nenhum tesouro escondido no oculto'. Que ligação tem para mim? Se foi no nistar, poderíamos dizer que não entendemos ou que não se aplica a nós. Mas ele é trazido dentro no Talmud Yerushalmi em Yoma, perek alef, halachah heh; Os Rabinos de abençoada memória falam sobre a linguagem do pasuk...

O que significa que não deve haver nenhum homem na tenda? Eles dizem nem mesmo o Adom Eliyon, (um conceito da Cabalá, nós não entramos aqui), mas até mesmo os níveis espirituais da imagem de homem, não teria nenhuma permissão para entrar. Chazal pergunta, como é que o kohen gadol, um homem de basar v'dom  (carne e sangue), pode entrar?

Precisamos entender como é o kohen gadol pode entrar no dia mais sagrado do ano e reparar o que causou a cair para o kilpot (como nossas ações negativas deram energia Divina para o outro lado). Levaremos a explicação de Reb Nosson e construir sobre isso pouco a pouco até que entendamos o que é o Tzaddik HaEmet!

Por 30 anos tenho orado a Hashem para merecer ver o geulah. Eu agi em minha crença em D'us, Sua Torá e Seus santos tzaddikim para mudar meu jeito e minha vida, e estar aqui em Jerusalém. Ore por mim, pois eu não estou bem (para HaRav Nasaniel Levi ben Chana Sarah). Mas eu conto apenas com Hashem, que tem o poder de curar. Não em carne e sangue, mas pelo D’us vivo. Como diz Yishiyahu, "Não por força nem por poder, mas pelo Meu espírito, diz o Eterno dos Exércitos".

Que todos nós possamos merecer uma cura completa, hoje, e uma geulah completa hoje!

Por: Rabino Nati

Com a permissão para traduzir e republicar todos os artigos de Mystical Paths  (Caminhos Místicos) por Reb Akiva.

Texto originalmente apresentado em http://www.mpaths.com/

Tópicos para serem apresentados em Português: Judaísmo, Emuná, Chassidut, Cabalá, Fim Judaico dos dias de Profecias, Segredos e Mistérios de D-us e da alma, vivendo a mística cada dia e se conectando com D-us.

Nenhum comentário:

Postar um comentário