quarta-feira, 25 de abril de 2012

Esav Vive!




Esav Vive! Triste mas verdade.

Vivendo na Terra de Israel, eu costumo ignorar a mídia, ou seja, rádio e TV, especialmente TV. (Há muitas razões pelas quais eu evito. Uma é que eu escolhi não ter uma TV!) Visitante nos EUA, como eu fui para as últimas semanas, tenho sido totalmente incapaz de evitá-lo. Enquanto eu tenho opiniões políticas, abstenho-me de expressá-las, pois discussões políticas nunca cria boa vontade. (Negociações políticas poderiam, mas as discussões não.) Então eu não vou expressar nenhuma aqui.

Mas eu diria que pegando pedaços das "notícias" dos programas e os apresentadores, particularmente aqueles com um traço liberal, me lembrou de um Midrash. (Bereshit Rabá, mas eu não posso dar uma citação exata, porque eu não tenho uma cópia do referido Midrash). Nosso tio Esav é descrito como sendo um mestre da retórica. Ele sabia como questionar as pessoas de tal forma, que, embora eles eram inocentes de todos os crimes, poderiam somente responder em uma maneira que os implicasse.

Esav vive! A desunião criada e reenforçada por "comentaristas" seria risível se não fosse tão triste, trágico e venenosos. Cada um alega que a sua opinião (ou dela) é verdade, que seus oponentes são demônios idiotas, desprovidas de lógica e decência.
 
O respeito humano está se desintegrando. Bem, tem sido há séculos, mas as pessoas que usam a linguagem, o nosso único dom dado por Deus que nos torna humanos - para humilhar e dividir as pessoas para a sua própria glória e lucro, por que alguém em sã consciência ouvi-los?

A boa composição, uma voz agradável ou o cabelo - não se faz uma pessoa mais correta ou justa e imparcial na apresentação de pontos de vista. Nem a nomeação, por uma estação de televisão ou conglomerado de mídia incutir uma pessoa com a percepção exata e a compreensão dos acontecimentos, ou a perspicácia para saber que idéias, inovações e eventos irá revelar mais benéfica para a humanidade e quais não seriam.
Percepção e sabedoria como o que não são ganhos em escola de jornalismo ou na frente de uma câmera. Eles são obtidos apenas através de um esforço prolongado no estudo da Torá quando é precedida e acompanhada por genuína humildade e preocupação pelos outros.

© Copyright 2011 Breslov Research Institute 

Ozer Bergman é um editor para o Instituto de Pesquisa Breslov, um treinador espiritual, e autor de “Quando beijo a Terra e o Céu: Um Guia Prático para o Caminho da Meditação de Rebe Nachman”.

*Escrito por: Ozer Bergman
*Este artigo foi publicado no site oficial do Instituto de Pesquisa Breslov, Israel.
*Traduzido e publicado por Jornal Mitsvá com a permissão de BRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário