sábado, 19 de outubro de 2013

Oração e Hisbodedus







Há uma carta do Baal Shem Tov à Toldos Yaakov Yosef, que diz: "Ouvi dizer que você está tomando sobre si todos os tipos de jejuns e sofrimentos. Isto não é o verdadeiro percurso. Meu conselho é que você simplesmente se concentre nas palavras da Torá. Eles vão brilhar para você uma luz tão incrível." Nesta geração, a única maneira de chegar perto de Hashém é através de uma enorme quantidade de oração e hisbodedus e girando o nosso aprendizado em orações.

Rabeinu disse: "Uma vez, o caminho para chegar perto de Hashém era através do jejum e todos os tipos de auto-aflições. As pessoas realmente utilizaram para jejuar de Shabat para Shabat. Hoje, esse caminho não é aplicável. Não se deve jejuar em tudo, exceto nos dias especificados no Shulchan Aruch. Da mesma forma, a auto-aflição também é proibido." Uma vez que as pessoas usavam para rolar na neve. Inacreditável!

Rabeinu disse: "o que as pessoas, uma vez utilizou para alcançar através do jejum e sofrimento, é hoje, possível através da oração e hisbodedus".

Rabeinu disse em Chayei Moharan, "Antes que um novo caminho se abra, é possível alcançar sem usar esse caminho. Mas uma vez que o novo caminho foi aberto, a realização só é possível usando esse caminho." Antes Rabbeinu, houve uma série de maneiras diferentes de fazer teshuvá. Depois que ele chegou, a maneira que ele especificou foi eficaz, que é através da oração e hisbodedus. Desde então, os caminhos anteriores são agora proibidos de nós.

Um deve gastar muito tempo fazendo hisbodedus. A melhor hora é à meia-noite. Deve-se acordar e orar a Hashém por tudo o que está faltando. É especialmente bom, com a ajuda de Hashém, se um pode vir a chorar durante os hisbodedus. Este é o caminho que Rabbeinu decretou para nós. Por este caminho, um pode se tornar um casher e Judeu santo, um Tsadic real, exatamente como eles usaram a se tornar através de jejuns e sofrimentos. Mas agora, uma vez que temos um Rebe que nos ensinou a grandeza da oração e hisbodedus, não é mais permitido o uso dos caminhos anteriores. Não só isso, mas os caminhos anteriores agora podem fazer mais dano do que eles podem corrigir. Especialmente para nós, os Breslover Chassidim, pois certamente o Rebe é o nosso Rebe. Nós, mais do que ninguém, devemos continuar seu caminho de oração e hisbodedus e acordar à meia-noite, em um momento de favor especial. Este é o nosso caminho para o arrependimento e para Hashém.

Rav Ozer, um estudante de Rav Nosson, regularmente costumava sair para as florestas após o Shabat e voltar para casa a tempo para os próximos Shabat. Uma vez, alguém relacionado com Rav Nosson que ele tinha um amigo que conhecia mil páginas da Gemara pelo coração. Rav Nosson respondeu-lhe: " Ozer meu aluno pode ficar no canto e clamar 'Ribono Shel Olammil vezes ". Rav Ozer foi um Gadol na Torá. Naquele momento que ele chegou a Rabbeinu, ele já tinha muitos alunos de sua autoria. Mas o elogio de Rav Nosson para ele era que ele poderia clamar "Ribono Shel Olam" milhares de vezes. Mil páginas de Gemara que se aprende por coração é uma grande conquista, mas alguém que pode clamar "Ribono Shel Olam" mil vezes, seu aprendizado de Gemara é uma coisa completamente diferente.
    
A Gemara explica que Hashém criou ainclinação e que Ele criou a Torá como "tavlin", seu tempero. Por que deve a Torá ser chamada de tempero? Certamente um tempero é usado para aromatizar! A resposta é que ainclinação, com todas as suas luxúrias e desejos, nada mais é do que um cheiro repugnante, e a Torá é o tempero que adoça-lo. Rabbeinu nos disse: "Faça orações de meus ensinamentos." O primeiro Torá em Likutei Moharan começa, "Através da Torá, todas as orações são aceitos." Rabbeinu está falando aqui sobre um alto nível tremendamente da Torá. Em termos práticos, Rabbeinu está dizendo que um deve orar sobre o que se aprende, que ele deveria rezar para que ele será capaz de cumpri-la.
 
Aprender sem oração é o que é descrito como "sua sabedoria é maior do que as suas ações." O menor vento pode arrancar essa aprendizagem completamente, razão pela qual Rabbeinu nos ensinou a importância da oração. Tudo o que você aprender, seja isso um capítulo do Shulchan Aruch ou qualquer outra coisa, você deve orar a Hashém que Ele deve ajudá-lo a realizar isto. Rabbeinu diz lá que Hashém fica têm imenso prazer deste tipo de oração. Nós chegamos perto de Rabbeinu e, portanto, cabe-nos a compreender a importância da oração, especialmente desde que Rabbeinu nos instruiu a orar a Hashém sobre absolutamente tudo. E mesmo que nós rezamos o Shmonei Esrei três vezes por dia e, embora nós também temos o Tehilim, ainda temos que orar a Hashém sobre cada detalhe de nossas vidas. Toda vez que sair de casa, para qualquer fim, devemos orar a D'us para nos ajudar a ter sucesso. A oração é a nossa conexão com Hashém.

A Torá e Oração são inseparáveis. Rabbeinu disse que eles acenderam um do outro. Este é o caminho de Rabbeinu, acordar à meia-noite, dizer o Tikkun Chatzos, em seguida, sentar-se imediatamente e começar a aprender.

Rabeinu disse em Likutei Moharan I: 65: "Após hisbodedus, um deve aprender novas idéias na Torá. Dessa forma, um reflexo de sua hisbodedus entra em seu aprendizado." Somente através de hisbodedus, seguido imediatamente pela aprendizagem, faz uma imagem dos hisbodedus permanecer com ele. Mas aquele que não seguir suas hisbodedus com a aprendizagem, todos os seus hisbodedus pode cair longe dele. No momento um está fazendo hisbodedus, sua cabeça está cheia de pensamentos de servir Hashém. Mas o que permanecerá depois que ele termina de falar? Para isso, Rabbeinu diz, "hisbodedus tem de se fundir com o aprendizado." Os dois são inseparáveis. Um sem o outro é ineficaz. Aquele que termina seus hisbodedus e sai para falar com seu amigo, perde tudo. Aprenda alguma coisa, Likutei Moharan, uma Mishná, uma halachá no Shulchan Aruch. O estudo da Torá por si só não dão força, mas os dois juntos têm um tremendo poder.

Perguntou Rabeinu, "Por que as pessoas argumentam contra mim? Toda a minha essência é a oração. No que diz respeito a oração, diz-se que ela se destaca como a fundação do mundo e ainda assim, as pessoas trata-a de forma tão despreocupadamente!" O que ele quis dizer,"toda a minha essência é a oração?" Certamente todo o mundo ora! Todos os Judeus oram a Hashém. Pelo contrário, a explicação da palavra "oração" é que um deve perguntar para Hashém sobre tudo. Esse é o significado de "Toda a minha essência é a oração."

Como Rabeinu explica em Likutei Moharan I: 10: "A oração é chamado de "montanha", um "campo", e uma "casa". –– Avraham chamou o seu lugar de oração uma "montanha", "A montanha de Moriá". Yitzchak chamou ela um "campo", como ele disse, "e Yitzchak saiu para falar no campo". Yaakov chamou de "casa", como ele disse, "a casa de Hashém." Rabbeinu explica que Yaakov chamou a oração de uma "casa" Assim como um não pode viver sem uma casa, por isso, um não pode viver sem oração.

O que Rabeinu quis dizer quando disse: "Toda a minha essência é a oração", é que quando um sai de casa, ele tem que orar a Hashém para protegê-lo e trazê-lo para casa em segurança e que sua má inclinação não deve ser capaz de vencê-lo . Da mesma forma, quando ele ou ela vão dormir, deve-se orar a Hashém para protegê-lo. Isso já é um sono diferente.

Rabeinu disse em Likutei Moharan, I: 35, "Durante o sono, é preciso uma proteção muito poderosa." O que um deve fazer se ele não pode adormecer? Ele deve orar, fazendo hisbodedus. Dessa forma, ele vai cair no sono enquanto falava com Hashém. Mesmo que ele disse a bênção final antes de se retirar,Hamapil’, isto não é semelhante a outras bênçãos, onde a bênção tem de ser seguido imediatamente pelo ato. Se um não pode cair no sono, ele está autorizado a falar com Hashém.

De acordo com a maneira que alguém adormeça é o próprio sono. Se alguém cai no sono ao pensar sobre Hashém ou enquanto conversava com Hashém, isso é totalmente um sono diferente. A esse respeito, disse Rabeinu (Likutei Moharan, I: 54), "O sono é o mundo vindouro ... Imediatamente quando uma pessoa acorda, ele deve se lembrar de que há um outro mundo." Se Hashém ajuda você e quando você acorda, seu primeiro pensamento é sobre o próximo mundo, isto já é um tipo totalmente diferente do dia. A forma como um acorda define o tom para o dia, e a forma como se vai dormir dá o tom para a noite. Se você vai dormir falando com Hashém, isso dá o tom de como você vai acordar.

Este é o aspeto de "Toda a minha essência é a oração. E é por isso que as pessoas argumentam contra mim." Tal coisa, ainclinação não pode subsistir. Se você só reza três vezes ao dia e talvez diga algumas Tehilim, isso não é tão ruim. Mas para fazer uma oração de toda a sua vida, orar como você vai dormir e quando você acordar, esta ainclinação não pode tolerar.

Rabeinu traz em Likutei Moharan, I: 11, "Yochni e Manre, (dois magos Egípcios) perguntou para Moshê, ‘Você está trazendo teven (palha) para Apharayim?Ele lhes respondeu: As pessoas dizem, “para o lugar onde eles vendem legumes, trazem legumes para vender" –– Rabbeinu explica: "teven" está se referindo a "tevuna," o entendimento [da Torá]. Eles entenderam que Moshê queria introduzir a compreensão da Torá ao povo Judeu. É por isso que eles perguntaram: "Quando Israel não está fazendo a vontade de Hashém, eles são comparados a 'afar' (poeira). Então, como é que você vai ser capaz de levá-los a um nível tão elevado, para a compreensão da Torá?" Ele lhes respondeu: "As pessoas dizem ... " ou seja, que através da fala um Judeu pode chegar a todos os lugares que ele tem que fazer teshuvá.

Durante o tempo em que o povo de Israel estavam no Egito, eles se comportaram da mesma maneira que os Egípcios. Como se diz, "Estes adoram ídolos, e estes os ídolos de adoração." E os dois magos compreenderam que Moshê queria introduzir a Torá ao povo Judeu, e é por isso que perguntaram: "Como isso é possível? Será que as pessoas em um nível tão baixo, eventualmente, têm algum entendimento da Torá? "

Ainclinação dedica todos os seus esforços para enganar uma pessoa. "Quem é você, uma criatura tão baixa e mal comportado! Você realmente acha que você pode fazer teshuvá? Você quer se tornar um homem? Você realmente acredita que isto é algo que você é capaz de fazer? "

Moshê respondeu: "As pessoas dizem ...", que através da fala, o coração de um fala para Hashém, tudo é possível. E é por isso que está escrito (Shemos, 4:19): "E Moshê era lento da fala." É explicado que o seu problema de fala durou apenas durante o tempo em que ele estava no Egito. Depois que ele deixou o Egito, ele foi curado, pois eis que ele deu toda a Torá a Israel. No Egito, o discurso estava no exílio, mas uma vez que eles escaparam, eles alcançaram o nível de "As pessoas dizem ...", ou seja, eles foram finalmente capazes de começar a falar, que é o aspecto de "ao lugar onde eles vendem vegetais, trazem legumes para vender " –– "vegetais "refere-se ao arrependimento (Likutei Moharan I: 11), pois então, finalmente, as pessoas podem começar a fazer teshuvá.


A fala tem um tal poder que mesmo uma pessoa que não sabe o que ele tem que fazer teshuvá (pois o pecado contínuo traz esquecimento) pode ser despertado. Através do falar com Hashém, tudo o que foi escondido dele se revela. Ele começa a entender as coisas que ele está fazendo que são coisas realmente proibidas. Até agora, ele não levou a sério a sua fala, ele falou apenas sobre coisas que eram inconsequentes. "E daí se eu falar com Hashém, qual é o benefício que isso vai me dar?"

Da mesma forma é olhar para locais proibidos. Uma pessoa diz para si mesmo: "Qual é o dano que isso vai me causar?" Como pode uma pessoa fazer sempre teshuvá? Tudo é permitido a ele: falar estupidez,  pensar pensamentos estúpidos, olhar. O Tzaddik diz-lhe: "Se você apenas começar a falar com Hashém, tudo será revelado a você: tudo o que você precisa fazer é teshuvá e tudo que você fez era proibido."

Tivemos pessoas por nós que eram tão simples que nem sabiam como orar. Mas simplesmente falando constantemente para Hashém, eles acabaram por ser Judeus muito casher. Breslov Chassidim que costumavam dizer que apenas por este único conselho de Rabeinu––hisbodedus––vale a pena se tornar um Breslov Chassidim. Para aprender a dizer a Hashém, "Mestre do Universo, tenha misericórdia de mim. Eu mesmo não sei o que fazer comigo mesmo. "Então, Hashém certamente terá misericórdia de você, e revelar-lhe uma grande luz.

Isto é exatamente o que o filho do Rei diz na história  "Os Sete Mendigos." adequado para mim que eu deveria comportar-se de tal maneira?" Tudo isso vem simplesmente de falar com Hashém, razão pela qual a má inclinação coloca tanto esforço para impedir que uma pessoa fale com Hashém. Ele diz-lhe: "Não fale com Hashém. Faça o que fizer, não fale com Hashém. Quem você pensa que é?" E o Tzaddik diz a você absolutamente o oposto: "Fale para Hashém. Constantemente fale com Ele. por isso, você vai fazer teshuvá. por isso, você vai se tornar um Judeu casher" Um Breslover Chassidim será julgado no Céu em relação a isto: Por que você não seguiu o conselho de seu Rabino? Por que você não derramou seu coração diante do S-nhor? Concedido à você não sabia que isso era proibido, reconhecido que você não sabia que era proibido, mas se você só tivesse seguido o conselho de seu Rabino, tudo teria sido revelado a você.

E se você não tem o que dizer, faça como Rav Ozer: fique de frente para o muro e diga mil vezes, "Ribono Shel Olam" ("Mestre do Universo"). Diga isso por uma hora. "Tenha misericórdia de mim. Salve-me. Coloque as palavras na minha boca que eu deveria ser capaz de falar para Ti." Basta falar, mesmo se você não tem nada a dizer. Isso por si só, Hashém certamente irá salvá-lo. Seja teimoso, e não desanime. Fale, mesmo se você não pode pensar o que dizer. Quando Hashém vê que você está tentando, mesmo se você não está conseguindo, Ele vai te ajudar. Ele mesmo vai colocar as palavras em sua boca para pedir-Lo. Ele Próprio irá revelar a você uma nova luz, e mostrar-lhe todos os lugares que você precisa fazer teshuvá.

Simplesmente para estar diante de Hashém e dizer: "Isto é conveniente que eu deveria me comportar diante de Ti de tal forma?" Isto só vai levá-lo ao nível de "teven," uma compreensão mais profunda da Torá, e por isso que ele pode se tornar um Judeu casher. É preciso ser extremamente teimoso, mas apenas em oração.

Rabeinu disse em Likutei Moharan, I: 48, que um deve ser muito teimoso em servir Hashém. Rav Avraham ben Rav Nachman explica isso como referindo-se à oração, pois em nada mais é permitido ser teimoso, na oração. Porque às vezes uma oração é imediatamente aceito, e às vezes uma é dito para esperar. Isto não é porque a oração não foi aceito, mas sim porque a pessoa não está pronta para ser dado para o que ele orou. Ele tem que melhorar a si mesmo, elevar-se através da contínua oração e desejo de servir Hashém corretamente, até que ele é capaz de receber o que ele está orando.

Rabeinu uma vez disse a alguém : "Você realmente deseja o que querer?" O desejo é uma coisa poderosa. Mesmo quando não é dado o que você pede, ainda , você deve continuar a querer, continue a orar. Há um exemplo dado na Gemara (Yoma 38): Aquele que quer comprar caqui [que tem um cheiro perfumado] é dito para esperar. Aquele que quer comprar querosene [que tem um mau cheiro] é servido imediatamente. 

Uma pessoa que consegue levantar-se à meia-noite, todas as noites, fazendo hisbodedus e orar constantemente para Hashém, ainda ele não vê nenhum progresso, nenhuma melhoria . A verdade é que ele está sem dúvida progredindo, ele certamente está melhorando, mas a má inclinação tem o poder de esconder isso de uma pessoa. Mesmo depois de anos de trabalho em si mesmo, ele ainda parece ter conseguido nada. No entanto, este é apenas um teste. A má inclinação está tentando impedi-lo de realizar o conselho do Tzaddik. Um tem que ser extremamente teimoso e não se permitir para ser impedido de continuar a clamar incessantemente para Hashém .

Nunca se deve deixar de seguir o conselho de Rabeinu e não ser adiadas por sua aparente falta de sucesso e aperfeiçoamento. Em vez disso, ele deve dizer a Hashém, "Mestre do Universo, faça comigo o que Tu queres. Nada vai me impedir de clamar-Te! "Não pare de orar, porque você não consegue o que quer. Se você parar de orar, isso só mostra que você não queria aquilo suficiente.

 Quando uma pessoa tem um despertar para fazer teshuvá, ele imediatamente quer começar a rezar com concentração, no sentido de colocar cada palavra. Rabeinu diz: "Nisto, eu ainda não estou pronto para lhe dar. Talvez amanhã você vai me abandonar. Continue fazendo o melhor que você pode até que eu veja que você está realmente sério, realmente determinado, e então eu a darei a você ". Fosse uma pessoa a procurar um tesouro escondido, e não pudesse encontrá-lo, ele iria simplesmente desistir de procurar ? Deve-se procurar Hashém constantemente. Esta é a única prova de vontade suficiente. Um não deve pressionar Ele, assim Ele deveria dar-lhe imediatamente, mas prefira estar preperado para esperar para Ele lhe dar quando Ele vê que você está pronto.

Hisbodedus é a nossa única arma. Persistentemente implorando para Hashem nos ajudar, podemos atingir todos os níveis e se tornar verdadeiramente um Judeu casher. Mas, para isso temos que orar, e orar, e nunca parar de orar.

Do livro Noam Siach, Parte I, excertos de aulas por Rabi Levi Yitzchak Bender, zt"l. 
Rabi Levi Yitzchak Bender, zt"l



Parte 1 do livro concluído, Graças a D-us! Agradecemos novamente a bondade de HaRav Eliezer Berland, shlit"a para conceder para os residentes no Brasil, a versão em Português do livro do grande tzaddik Rabi Levi Yitzchak Bender, zt"l.

Caro leitor, a Yeshivat "Shuvu Bonim" precisa de fundos para continuação de suas aulas de Torá e refeições para crianças, jovens. Faça tzedakah por Paypal: tcmatat@gmail.com.

* Matéria publicado em Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", Jerusalém, Israel.
*Traduzido por: Gilson Sasson
*Publicado no Jornal Mitsvá com a permissão de Yeshivat "Shuvu Bonim".
 

Copyright © 1999 Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário