terça-feira, 27 de novembro de 2012

A Mitsvá de "VeShinantam” (PARA AS CRIANÇAS)





Na oração Kriyat Shema dizemos, VeShinantam - esta é a mitsvá de ensinar os nossos filhos. Literalmente, significa: "E você deve repeti-las para seus filhos ..."
 
Vamos repetir o versículo acima, pelo menos três vezes ao dia, lembrando-nos dessa mitsvá tremendamente importante. Não é por acaso que o Criador decretou que nós recitamos o Shemá ambos a noite e dia. Há uma mensagem importante aqui.

Normalmente, a palavra para ‘e você deve repeti-lasou ‘e você deve ensiná-los’, significa a mitsvá de ensinar as crianças o conhecimento e a Torá no nível mais básico. É por isso que erroneamente pensam que é suficiente apenas enviar os filhos à escola. Nós achamos que, ao fazer isso, temos cumprido a nossa obrigação de "repeti-las para seus filhos." Na prática, no entanto, 'e você deve repeti-las para os seus filhos’ refere-se a tudo o que disse no Kriyat Shemá. Temos que ensinar nossos filhos a dimensão interior da Torá e da vida: o amor por Hashem, servi-Lo com todo o nosso coração, não sucumbir ao orgulho, e não seguindo depois o coração e os olhos (relacionado à santidade pessoal). O pai é ordenado a falar sobre estes assuntos com os seus filhos: ‘... e você deve falar deles’, incutindo esta mensagem de dimensão interna dentro deles.

Assim, nós vemos que a mitsvá de ensinar nossas crianças, em todos os planos, é diretamente da Torá e compete aos pais. Com a Shemá, os pais são alertados para a importância fundamental desta mitsvá várias vezes ao dia, pois isso é a vontade de D-us. Isso inclui tudo descrito na oração Kriyat Shemá, não apenas o significado básico de ensino daTorá Oral e Escrita, mas também a dimensão moral e interna da Torá.

A oração Kriyat Shemá é comparada a uma carta do rei para seus súditos. Ele deve ser lido como uma directiva e temos de aceitar e cumprir cada palavra escrita nele. Por este motivo, tanto o pai e a mãe devem falar com seus filhos sobre traços positivos de caráter, o amor de Hashem, a humildade, a santidade pessoal e muito mais. Tudo isso está incluído na mitsvá de "E você deve repeti-las para os seus filhos e você deve falar deles ..."

Hoje, infelizmente, muitos pais acreditam que o envio dos filhos à escola religiosa ou uma Talmud Torá é suficiente. Talvez, se os pais são considerados pessoas que investem muito na educação de seus filhos, eles vão passar por cima da escola com seu filho. O pai pode acreditar que ele contratou os professores com o seu dinheiro, e por isso, é a sua obrigação de educar seu filho, enquanto ele próprio é absolvido de toda a responsabilidade. Mas esta não é toda a verdade. Mesmo que um professor é obrigado a fazer tudo o que puder para incutir em seus alunos o conteúdo e orientação adequados para vida - a verdadeira sabedoria dos ideais da Torá e da ética - ele não pode substituir os pais da criança. Ele simplesmente fornece assistência técnica, como na maioria dos casos, os pais não podem sentar-se com seus filhos para ensiná-los a Torá da vida em uma base de tempo integral.
 
É muito importante que os pais compreendam este ponto: Ninguém no mundo pode dar a uma criança o que os pais podem dar para ela. Ambas as mensagens óbvias e subliminar de que os pais transmitem para a criança - seja através de sua conduta pessoal ou a sua influência intencional sobre a criança - é o que penetra profundamente e influencia o seu desenvolvimento emocional e espiritual. Isto é especialmente verdade pois os pais são os primeiros educadores, pois eles são a primeira imagem gravada na psique da criança no início de sua vida. Sua conduta e a atmosfera que eles criam são os blocos de construção para o resto do ano da criança. Além disso, as crianças estão com os pais durante os tempos que mais influenciam suas vidas: Shabat, feriados, férias, viagens em família, e assim por diante. Estes tempos são os mais oportunos para ensinar boas qualidades, a laboriosidade, a ordem, a partilha, e uma verdadeira conexão com Hashem.

Assim, vemos na Torá uma série de exemplos de influência dos pais sobre seus filhos. O Zohar diz por que a Torá chamou Batsheva mãe do Rei Salomão. Por que não foi o pai referido como tal? Isto vem nos ensinar que Batsheva fez Salomão entre o grande homem que ele foi. Ela tratou ele com rigor e dedicação amorosa, como podemos ver em Provérbios 31:1: As palavras do rei Lemuel; a carga que sua mãe o corrigiu.

O Zohar explica que "sua mãe" está se referindo a Batsheva, a mãe do Rei Salomão, que iria tratá-lo com nenhuma leniência, sabendo que ela estava levantando o futuro Rei de Israel. Em seu mérito, o Rei Salomão conseguiu seu status elevado (Zohar Chadash). Seu filho pode, sem dúvida, alcançar um status elevado também, mas você deve ter um papel ativo em sua educação. Deve Hashem ajudá-lo a ter sucesso!

Por: Rabi Shalom Arush


*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário