quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A Mente Iluminada



Quem e o que é uma pessoa? Sua aparência? Seus maneirismos? Uma pessoa é esse pedaço de massa cinzenta dentro de seu crânio - o cérebro. Você é o seu cérebro e seu cérebro é você. Não pense que esta é uma afirmação banal. É realmente muito profundo e eu vou dizer porquê: o Tikunei Zohar diz que Hashem e a Torá são um, pois a Torá é a iluminação Divina. O cérebro abriga o neshama, a alma Divina, que também é uma centelha da iluminação Divina. Quanto mais nós canalizamos a luz da Torá em nossos cérebros, mais nós melhoramos a iluminação Divina do cérebro e reforça a alma. Em outras palavras, mais que alguém aprende e interioriza a Torá, mais ele é um com Hashem. Ainda falando mais simplesmente, mais que alguém está em união com a Torá, mais ele está na unidade com Hashem. Esse é o verdadeiro significado de Devekut, do apego à Hashem. Uma pessoa não pode se apegar a Hashem por apego a qualquer coisa que não seja Torá.

As pessoas reclamam sobre os pensamentos ruins e indesejáveis. O cérebro funciona como um computador: o que você colocar nele, você obterá. Quando a mente de uma pessoa está ocupada com as notícias, internet, e muitos outros devarim betaylim - coisas insignificantes, como programas de TV, transmissões esportivas e conversa fiada - a mente se torna um meio de crescimento para pensamentos negativos. Os pensamentos negativos são muito piores quando a mente de uma pessoa está cheia de coisas que são completamente proibidos, não apenas inconseqüentes. Por outro lado, preenchendo a mente com a Torá é como encher a cabeça com um germe espiritual assassino, que inibe o crescimento de pensamentos negativos. Preencha sua cabeça com a luz da Torá saudável e você vai salvar-se de pensamentos sombrios. Um verdadeiro estudioso da Torá é um pensador positivo, porque ele tem apenas pensamentos positivos em sua cabeça.

Uma das maneiras soberbas para iluminar a mente é aprender o Zohar. O "Sde Chemed: "Rabi Chizkiyahu Medini de memória santa e abençoada de Hevron, escreve que alguém deve tentar o seu melhor para aprender o Zohar em lashon Hakodesh, na língua sagrada do Hebraico. Por quê? Num plano de santidade, lashon hacôdesh está em um nível espiritual muito mais elevado que o Aramaico que o Zohar foi escrito. Na verdade, alguns sábios afirmam que o Rebe Shimon bar Yochai originalmente escreveu o Zohar em lashon Hakodesh, mas foi traduzido para o Aramaico, a língua falada na época, de modo que as pessoas pudessem entender. De qualquer forma, o aspecto mais importante do Zohar de aprendizagem é internalizar seus ensinamentos. O Zohar é maravilhoso para melhoramento de emuna e santidade pessoal.

Um verdadeiro estudioso da Torá é aquele que internalizou a luz da Torá. Quais são os sinais de tal pessoa? Ele tem traços de caráter polido e é observador de todas as mitzvas - aqueles entre o homem e D-us e os relativos ao homem e o companheiro. Tal pessoa é amada tanto na esfera espiritual superior e aqui na Terra. Por quê? Ele é humilde, atencioso e fácil de se conviver. Ele se abstém de julgar os outros ou criticá-los, e se ele faz, julga-os justamente como a Torá diz para ele. Ele é tão atento a portas fechadas como ele é em público. Como sabemos? Um verdadeiro estudioso da Torá tem shalom bayit - a paz conjugal. Ele fala carinhosamente com sua esposa, nunca critica ela, e ajuda ela. Como um estudioso da Torá, ele sabe o que prometeu a sua esposa no ketuba que ele deu, e ele cumpre as promessas.
 
O propósito de toda a Torá é para refinar nosso caráter permitindo assim a se apegar à Hashem. Devemos rezar muito e estudar com diligência para internalizar o nosso aprendizado. Ao fazer isso, nós purificaremos as nossas mentes. Com a santidade da Torá em nossas mentes, pensamentos negativos não pode existir.
Podemos agora compreender como Rebe Nachman afirma que a doença emocional deriva de pgam habrit, santidade pessoal manchada. As imagens proibidas que penetram um cérebro são o meio de crescimento para os maus pensamentos, na medida em que tais pensamentos podem até mesmo levar uma pessoa insana, Deus nos livre.

Durante essas semanas da Shovevim [Nota do editor: Este artigo foi originalmente publicado a muito tempo atrás], devemos todos fazer um esforço maior para aprender a sério e internalizar o nosso aprendizado. Ao fazer isso, nós purificaremos a mente e o corpo. Que todos nós possamos merecer para provar o verdadeiro prazer sublime de Torá, que é literalmente um sabor do Mundo Vindouro, amém.

Por: Rabi Shalom Arush

*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário