quarta-feira, 11 de abril de 2012

Rabino Shalom Arush

 




Crescimento Pessoal
(Para ler uma breve biografia sobre Rabino Arush, clique neste link Breslev Israel.)

Rabi Yechezkel Levinstein de memória santa e abençoada, o reitor espiritual de Ponivitch e Mir yeshivas, enfatiza em seu livro clássico "Or Yechezkel" que nada pode existir sem Hashem e tudo o que ocorre no universo é o produto da vontade Divina. Esta é a base da emuna (fé).

Se todos tivessem emuna firme, então todos os traços negativos de caráter, tais como o ciúme e a avareza seria nula e sem efeito. Qual é o bem em enganar uma pessoa no negócio se Hashem não vai lhe dar mais ou menos do que aquilo que é destinado para você? Por que ter inveja de alguém quando o que eles têm não adiciona ou diminui o que temos? Com emuna, as pessoas viveriam vidas muito mais harmoniosas e o mundo seria um lugar melhor. Não só isso, mas em vez de concorrência predatória, as pessoas estariam cooperando uns com os outros.

A verdadeira emuna é o reconhecimento que ein od milvado, não há nada, mas Hashem! Nem as pessoas nem causas naturais afetam nossas vidas em tudo - tudo vem de Hashem!
 

A verdadeira emuna também põe fim à dissensão interna boba entre os judeus. Que diferença faz se uma pessoa é um Chassid, um Litvak, um Sefardita, ou qualquer outra pessoa? O que importa é se uma pessoa tem emuna ou não, e se uma pessoa é um servo de Hashem ou não. Como Rabino Levinstein nos ensinou, nada existe sem Hashem, a questão é, estamos vivendo nossas vidas com Hashem ou não?
Uma pessoa sem emuna pensa que ele é capaz de fazer algo que desafia a vontade de D-us. Uma pessoa com emuna sabe que tal noção é ridícula. Com isto em mente, não iremos nos atormentar, mesmo quando cometemos uma transgressão, pois sem a vontade de D-us, não poderia ter cometido o delito!

As pessoas estão atordoadas com essa idéia (que é parte integrante da verdadeira emuna): eles perguntam: "Como pode, possivelmente, Hashem quer que eu cometa um pecado?" As respostas são muitas. Quando uma pessoa começa a sentir-se orgulhoso de si mesmo ou quando ele vira o nariz para os outros a quem ele considera inadequado em seu serviço de Hashem, em seguida, Hashem lhe permitirá escorregar em algum lugar para mostrar que ele está longe de ser perfeito. Além disso, se tivessemos nunca transgredido, podemos considerar-nos justo, apesar do fato de que ainda temos muito crescimento espiritual para fazer. Após a transgressão, fazemos teshuvá com um coração quebrado e ansiamos para retificar. Teshuvá como nos eleva a um nível espiritual mais elevado. Como tal, toda a transgressão era para o melhor como tudo Hashem faz.

O conceito acima é certamente complexo. Mas, quando nos apegamos a emuna com simplicidade, nós não caimos em desespero ou atormentar nós mesmos depois de cometer um erro ou transgressão. O que aconteceu foi a maneira Hashem queria que isso acontecesse! Nós aceitamos o passado, como a vontade de Hashem e fazemos o que podemos agora para tentar melhorar os esforços futuros, pedindo Hashem ajudam a cada passo do caminho. Não há "Eu" - somente Hashem!

Alguém pode fazer uma auto avaliação apropriada depois de perceber que não há ninguém, mas Hashem. Se pequei, isso é o que Hashem queria! Então eu agora devo me perguntar, por que D-us permita-me a pecar? Por que Ele não me ajuda a evitar a transgressão? Talvez me falte o desejo de servi-Lo e, nesse caso, devo repensar as minhas prioridades na vida. Talvez eu não tenha rezado o suficiente, a partir deste dia em diante, eu vou dedicar vinte minutos por dia pedindo a Hashem para me ajudar a guardar os meus olhos, superar meus impulsos corporais, ou livrar-me de uma característica indesejável (coloque o seu próprio pedido). O ponto importante a lembrar é que a auto-perseguição não é auto-avaliação! O que aconteceu no passado era a vontade de Hashem, que aceitamos, claro, com alegria.

A auto-avaliação com emuna leva a notável auto compostura. Estamos com raiva de ninguém, pois sabemos que as pessoas que aparentemente nos causam dor nada são senão outras que ficam na mão de D-us. Nós focalizamos em Hashem e em fazer a Sua vontade. Tal enfoque é propício para a constante auto-aperfeiçoamento. Quanto mais podemos melhorar, mais sucesso e menos nós pecamos. Ninguém jamais atingiu a melhoria do self verdadeiro por atormentar a si mesmo. Felicidade e sucesso, portanto, sempre pode ser rastreada para positividade e emuna reforçada. Sabendo que Hashem conduz o mundo é o maior catalisador de uma visão positiva da vida que pode ser.

Por: Rabi Shalom Arush
 
*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

2 comentários:

  1. Provavelmente ou certamente isto tenha acontecido a Shlomoh ben David.?

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente ou certamente isto tenha acontecido a Shlomoh ben David.?

    ResponderExcluir