segunda-feira, 18 de maio de 2020

Um conselho importante que todo Judeu deve sempre ter em mente




Refuah Shleimah para Rav Pinto!

Um conselho importante que todo Judeu deve sempre ter em mente por Harav Pinto

"O Rabino Pinto dá um conselho crucial para aplicar nesses tempos difíceis." Este shiur é para o benefício, recuperação e a saúde do Rabino Pinto e de todo o Povo Judeu. Amém!

A todos os nossos queridos amigos, que HaShem os abençoe com sucesso e tudo de bom.

Vocês são todos amados e queridos. Que HaShem sempre os abençoe com tudo de bom.

Talvez agora que temos alguns minutos eu gostaria de falar.

Um conselho importante que todo Judeu deve sempre ter em mente.

Em mente, especialmente durante estes dias.

É preciso saber que o que quer que se pense é o que acontece no final.

Alguém que pensa coisas ruins, coisas ruins virá para ele.

Quem pensa bem, terá boas vindas.

Quem pensa o dia todo em problemas e preocupações, vê tudo de negativo e tudo de ruim; no final, passará por problemas e preocupações, dificuldades, situações desconfortáveis e coisas ruins.
Mas quem pensa o dia todo o bem, mesmo quando está passando por maus momentos, se ele mantiver uma perspectiva positiva, no final terá boas coisas.

E foi o que disse Yaakov Avinu: "As coisas que eu temia foram as que experimentei.“ O que você sempre teme, é o que vem a você.

Uma pessoa que está sempre com medo de ficar doente, no final ela ficará doente.

Uma pessoa que está sempre com medo de perder todo o seu dinheiro, no final, ele vai perder.

"As coisas que eu temia", no final do dia, era o que eu tinha.

A mente é como um ímã, o que quer que alguém pense é o que ele atrai para si mesmo.

Se você pensa bem, você terá o bem.

D’us não permita que, se uma pessoa pensa mal, coisas ruins virão para ele.

Portanto, é preciso sempre ter muito cuidado com seus pensamentos.

E foi isso que vimos com Yaakov Avinu depois que ele saiu da casa de Lavan.

Lavan o alcançou e perguntou: “Por que você foi embora? Porque você foi? Por que você não me pediu permissão para sair? Por que você sentiu a necessidade de fugir assim, pegou sua família e fugiu rapidamente?

Yaakov respondeu a Lavan: "Porque eu disse que você levaria meus filhos e esposas, e foi por isso que eu fui embora" Yaakov Avinu está dizendo aqui isso porque ele disse e pensou: "Lavan levará meus filhos e esposas", então provavelmente estava indo acontecer comigo. Portanto, fui forçado a fugir rapidamente.

Yaakok Avinu disse: “O que causou minha fuga rápida sem permissão? O fato de eu ter pensado em meu coração e pronunciado as palavras que 'Lavan ia levar minhas esposas e filhos' no final iria acontecer.

Uma pessoa que está assustada o dia todo e está sempre dizendo "Isso e aquilo vai acontecer". No final, ele verá que isso acontecerá. Portanto, é preciso sempre pensar em coisas boas. É preciso sempre pensar apenas em coisas boas. Sempre que alguém pensa só em coisas boas e sua mentalidade é sempre positiva, verá o bem.

Podemos aprender um ponto muito bom disso. Está escrito que sempre que Yossef teve seus dois filhos, um deles chamou Menashe, por que Menashe? Yossef disse: "Porque HaShem 'nashani' da casa de meu pai. O que significa 'nashani'? Yossef disse que chamou seu filho de Menashe porque HaShem o ajudou a esquecer seu pai. Isso levanta uma questão muito importante para Yossef Hatzaddik: Seu pai está chorando por você o dia todo, seu pai está sofrendo o dia inteiro e aqui você chama seu filho de Menashe porque HaShem ajudou você a esquecer seu pai? Seu pai está chorando !!! E você honra o fato de ter esquecido ele por dar nome ao seu filho Menashe ?! Como isso pode ser?

Pensamos em responder a isso com um princípio importante: está escrito que uma pessoa morta é esquecida do coração de seus sobreviventes após 12 meses.

Após 12 meses, o falecido é esquecido. Por quê? Como ele está morto, ele não pode mais pensar em mim e, portanto, também não pensarei nele. Sempre que uma pessoa pensa em alguém, a outra também pensa nele.

Se eu pensar nele, ele pensará em mim. Se eu não pensar nele, ele também não pensará em mim. Para que possamos aplicar isso a Yossef Hatzaddik, ele amava o pai e disse: “Se eu sentar e chorar pelo meu pai o dia todo, ele também pensará e chorará por mim. Se eu o esquecer, ele esquecerá de mim. Se eu não penso nele, ele também não pensa em mim. Se eu não me lembrar do meu pai, ele se esquecerá de mim e não sofrerá com a dor.“ O que Yossef fez?

Durante todo o dia, ele se esforçou para esquecer seu pai e se abster de pensar nele.

Porque se ele se esquece do pai, o pai o esquece. Se ele se esquecer do pai, ele não se lembrará dele. Yossef se esforçou muito para esquecer o pai. E foi por isso que ele chamou seu filho de Menashe. Ele orou a HaShem pelo nome de seu filho pedindo ajuda para esquecer seu pai, para que ele se esquecesse dele. É preciso saber que sempre que alguém pensa em algo, essa coisa ganha vida. Assim que você parar de pensar, ele morrerá. Se você pensa em um problema, você o mantém vivo. Se uma pessoa tem um problema, ela deve esquecê-lo, tirá-lo da cabeça e nem pensar nisso.

Sempre que uma pessoa está constantemente pensando em um problema, ele faz aquilo viver.

Há outro ponto que podemos mencionar: está escrito sobre Yossef quando ele estava na prisão ... Quantos anos ele deveria estar na prisão? 12 anos.

Quantos anos ele realmente passou na cadeia? 2 anos. O que aconteceu com Yossef? Quando Yossef estava na prisão, ele foi até o chefe Butler e disse-lhe para se lembrar dele, e ir falar com o faraó para que ele o tirasse da prisão por ser inocente. Mais tarde, Yossef se perguntou: “Onde está minha fé em HaShem? Eu preciso confiar em HaShem, não nas pessoas que não vão me ajudar ”. É proibido confiar nas pessoas mais que em HaShem. Yossef se sentiu mal pelo fato de ter pedido ajuda ao chefe Butler. Então, o que ele fez? Ele se esqueceu completamente dele. Ele não sentou e esperou a promessa que o chefe Butler fez a ele para ajudá-lo a sair da prisão, mas esqueceu completamente. Como resultado, está escrito que o Chefe Butler esqueceu de Yossef. Por quê? Desde que Yossef se esqueceu dele primeiro, o chefe Butler também esqueceu dele. Yossef parou de pensar e, assim que se esqueceu dele, o chefe Butler também se esqueceu de Yossef. O chefe Butler esqueceu de Yossef e sua promessa a ele completamente.

O mesmo se aplica a toda pessoa. Quando você pensa em algo, você dá vida a isso! Quando você esquece, a coisa desaparece. Quando uma pessoa fica preocupada o dia inteiro com um determinado problema, o problema persiste. Sempre que uma pessoa se esquece do problema, ele o deixa.

Portanto, devemos sempre pensar com uma perspectiva positiva. Sempre pense em coisas boas e positivas, em coisas importantes e boas e, como resultado desse pensamento positivo, você terá uma vida boa.

Ontem, fizemos uma pergunta aqui na Yeshiva, uma pergunta muito importante. Está escrito que quem quer que fale Lashon Hara (calúnia) sobre seu amigo, não terá uma porção no mundo vindouro.

Mas se ele se arrepender, HaShem o perdoará. Isso levanta uma questão: se alguém diz que "x" é um ladrão e um mentiroso e depois se arrependeu, ele disse que Reuven é um mentiroso e depois se arrependeu, mas, enquanto isso, as fofocas saem pelas ruas, todo mundo está falando sobre Reuven que ele é um ladrão e mentiroso. O iniciador se arrependeu, mas o mundo inteiro está falando mal de Reuven por causa dele.

Como podemos consertar isso? Da mesma forma ... no momento em que o falante se arrependeu de verdade, todo mundo esquece a fofoca.

Às vezes, vemos que alguém nos fala sobre alguém que é mentiroso, mas logo esquecemos que isso deixa o coração. Por quê? Porque quando a pessoa que falou mal se arrepende, faz com que todos esqueçam suas palavras. O poder do pensamento externo é muito forte. As pessoas pensam que nossos pensamentos não valem nada.

Mas as pessoas precisam saber que nossos pensamentos têm um tremendo poder, nossos pensamentos têm um grande poder. Quando alguém pensa bem, coisas boas acontecem com ele.

Pessoas que têm pensamentos negativos, o tempo todo começam a ver dificuldades em suas vidas e as coisas ficam ruins para eles. É o que acontece nos dias de hoje.

Atualmente, estamos passando por tempos muito difíceis, um dos mais difíceis para Am Israel. Nunca houve um período de tempo tão difícil. Quase ninguém confia em HaShem. Quem tem dinheiro está sempre preocupado, ele o perderá.

Quem não tem dinheiro está sempre preocupado com a próxima refeição. Há uma tremenda confusão no meio ambiente. É preciso ser muito forte !!! É preciso depositar completamente sua confiança em HaShem com muita força de vontade !!! E sempre que alguém for decidido, HaShem o salvará.

“Tenha esperança em HaShem! Reforce e fortaleça seu coração e confie no Senhor ”(Salmo 27:14). Tenha esperança em HaShem, seja forte e, mais uma vez, reforce sua confiança em HaShem. Que HaShem abençoe a todos nós com ajuda e sucesso Divinos. Tu és as forças armadas, os justos, um grupo de pessoas boas da Yeshiva que mantêm a Yeshiva e, portanto, que HaShem cumpra todos os seus bons desejos e abençoe-os todos com o melhor e felicidade, beracha, salvação e todas as bênçãos, amém.

Postado no You Tube em 23 de Novembro de 2011, mas ainda um artigo atual e uma das principais prioridades em servir HaShem.

Por Rabino Pinto.

O Presidente do Tribunal Rabínico de Marrocos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário