quinta-feira, 14 de maio de 2020

Pandemia, Meios de subsistência




ENSINAMENTOS DE RABBI PINTO

Pergunta 23
Tópico: Pandemia, Meios de subsistência.

"Querido rabino, devemos sair para trabalhar ou esperar até que a pandemia termine?"

Resposta 23:

Uma pessoa não pode permanecer em casa com obrigações financeiras em seus ombros. Todos devem continuar em sua ocupação, sejam eles estudiosos da Torá leigos ou pessoas que combinam trabalho com o estudo diário da Torá.

No entanto, é preciso ser fiel a si mesmo quanto ao que deveria estar fazendo. Há muitos que usam o título de estudioso da Torá, mas são insinceros em seus estudos e estão apenas nesse ambiente para tirar proveito dos benefícios que vêm associados à Torá. A Torá foi transformada em uma "pá" metafórica para tirar proveito da sociedade através do respeito e do bem que vem aos estudiosos da Torá.

Aqueles que se dedicam exclusivamente ao estudo da Torá têm o seu lugar e, portanto, os que combinam a Torá com o trabalho, mantendo a Torá a essência de suas vidas. Grandes homens como o Rabino Chaim Ben Attar (goldsmith) e o Rabino Yochanan Hasandlar (shoemaker) - do Talmud - mantinham empregos enquanto se concentravam no estudo da Torá. Eles trabalhavam apenas o suficiente para administrar suas famílias.

Qualquer que seja a categoria em que uma pessoa se encontre, ela deve investir um esforço dedicado para cumprir suas responsabilidades financeiras. Sim, os tempos podem ser particularmente difíceis, com muitos desempregados e outros migrando para diferentes setores de trabalho, mas é preciso ter em mente que o sustento vem de Deus e somente de Deus. A obrigação do homem é apenas investir o esforço. Uma pessoa pode investir em uma área com pouco resultado, mas encontra bênção e sucesso em outra área com relativamente pouco esforço. Deus exige que trabalhemos, mas Ele fornece o resultado, pelos meios que considera mais adequados para essa pessoa.

Quanto ao valor dos estudiosos da Torá, o Talmud relata que o Rabino Yochanan renunciou a uma enorme riqueza para se libertar das preocupações que o acompanhava e se concentrar no estudo da Torá. Seus alunos tiveram pena dele, mas ele explicou que havia desistido de algo (riqueza material) que foi criado em seis dias (os seis dias da criação) para a Torá, que foi transmitida a Moisés por quarenta dias.

Antes de se tornar o grande sábio da Torá, o Rabino Yochanan e seu colega, Ilfa, decidiram entrar no comércio. No caminho para o primeiro caso de negócios, eles entraram em um prédio em ruínas, assombrado por espíritos. Os espíritos tentaram prejudicar os sábios, mas se abstiveram porque lhes foi revelado que o Rabino Yochanan um dia se tornaria um grande sábio.

O Rabino Yochanan ouviu a conversa, percebeu que a missão de sua vida estava na Torá e decidiu aceitá-la. Ele assim revelou seu amor pela Torá e foi elogiado por seus contemporâneos com o versículo em Cânticos 8:7, "por amor (da Torá), o homem desistiu de todos os seus bens domésticos"; O Rabino Yochanan desistiu de toda a sua riqueza por seu amor à Torá.

Os estudiosos da Torá que compartilham o amor e a dedicação do Rabino Yochanan à Torá devem continuar. Aqueles, no entanto, que apenas tiram proveito dos benefícios que acompanham a Torá devem reexaminar seus objetivos.

Por Rabino Pinto.

Permissão concedida pelo administrador do Instagram / Telegram ao Journal Mitzvah.

O Presidente do Tribunal Rabínico de Marrocos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário