segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

SOBRE MEU PAI [z'l]




SOBRE MEU PAI [z'l]

Meu papai, Leo Schwartz (Yaakov Aryeh ben Tzvi z'l), faleceu há catorze anos hoje. Estou com vontade de compartilhar com você algumas das minhas impressões. Meu pai sempre teve muito prazer em me ouvir falar em encontros familiares [embora eu geralmente era tímido para falar na época]. O que eu gostaria de tentar brevemente agora é compartilhar com você [uma espécie de reunião da família da alma] alguns dos traços excepcionais do meu pai e usar essa informação para lembrar e re-inspirar-me e talvez os outros a internalizar estes traços para ajudar no processo de elevação da alma do meu pai. A verdade seja dita, o que posso dizer para fazer justiça em algumas linhas breves para capturar a vida de sua humildade e amor transbordante de todos, mas, no entanto, um pouco é melhor do que nada?

Diz no Zohar sagrado que uma criança tem o maior potencial para levantar a alma do pai. Existem maneiras convencionais de fazer isso, como dizer Kaddish, liderando o serviço de oração e em um nível cada vez maior para fazer Teshuvá e tornar-se uma pessoa melhor em sua honra. Rabino Dessler escreveu em 'Michtav MeEliayhu' que, se uma criança pode identificar os bons traços de caráter implantados neles pelos pais, e a criança se concentra em fortalecer esses traços em si para elevar a alma de seus pais, do que eles talvez tenham conseguido a dinâmica de elevação da alma mais potente e íntima possível.

O Ari'zal em seu trabalho clássico sobre as almas e a reencarnação, 'Shaar HaGilgulim', aprofunda os traços de personalidade, bons e maus, que são concedidos aos seus filhos após a concepção [e, claro, os pais são fundamentais para orientar seus filhos em fazer brilhar seus bons traços]. Este vínculo baseado na concepção continua a conectar pais e filhos além da vida.

É dito na história do Akeida (a ligação do filho Isaac de Abraão) que Abraão levantou-se cedo e selou seu jumento sozinho mesmo que ele fosse uma das personalidades mais importantes de sua geração e ele deveria ter um criado fazendo isso por ele. Aprendemos um princípio universal disso. Quando uma pessoa age por amor profundo, ele não permanece em seus louros ou em sua honra. O motivo é porque o amor elimina todas as formalidades. Abraão amou Hashem e seu amor o levou a transcender todas as preocupações triviais pela honra, etc ...

Meu pai era um grande amante de todos, independentemente de quem fosse ou de qual subcategoria da sociedade eles pertenciam, ou se os conhecia ou não. Lembro-me de ir a um ônibus de Jerusalém Egged com meu pai e mesmo que todos estivessem calados e para si mesmos, meu pai mudou tudo isso. Ele falava [em uma voz mais alta do que era socialmente aceitável] para quem já estava ao seu lado e fez perguntas como "Quem é você?" De onde você vem? Qual a sua história? O que você acha sobre a política daqui?" Em pouco tempo, um ônibus Egged que estava muito silencioso se transformou em uma grande celebração alegre de Israelenses que não amam nada melhor do que expressar suas opiniões. E - Também aprendi com isso, uma lição de vida muito importante ... todo mundo tem sua história a contar - e realmente quer dizer isso [especialmente aqui na Terra da Colheita dos Exilados de todos os cantos do globo] ... todo esse potencial dos Contadores de história da vida o que lhe faltava era o ouvido ouvindo que meu pai forneceu com tanta generosidade ... Isso não era um incidente isolado, aconteceu geralmente diariamente em vários lugares. Os troféus diários do meu pai, que ele se gabariaria de minha mãe [A'H], seriam as novas pessoas e suas histórias que descobrira naquele dia.

Que a sua memória continue a ser uma bênção tão rica e fonte de inspiração.

E que ele possa colocar uma boa palavra no andar de cima para todos nós nesses tempos loucos em que vivemos ...

Por: Yitzchak Schwartz.

**** A foto é meu pai e minha mãe em El Paso, de volta quando ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário