segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Justiça Pessoal


Justiça Pessoal




Você se parece como o perdedor, porque você concedeu-se para o outro lado. A verdade é que desejando preservar a paz, você fez a vontade do Senhor Você é o vencedor...

Meu professor estimado, o tzaddik monumental Rabino Yehuda Zev Leibowitz de abençoada e santa memória, disse que, na ordem para enfrentar com segurança os tempos difíceis que antecedem a vinda de Mashiach, uma pessoa deve ter o cuidado para observar as mitzvoth entre o ser humano e colegas. Particularmente, ele disse que devemos ceder um ao outro. Quando é que uma pessoa deverá "ceder"? "Ceder " significa evitar um argumento quando sua opinião é a correta. Se você está errado, em primeiro lugar, isso não é chamado de "ceder". Claro, você é justificado. A outra parte insultou. A outra parte agiu cruelmente em sua direção. A outra parte foi imprudente e egoísta. Você tem todo o direito de reagir fortemente e retaliar, mas você não faz em prol da paz. Você quer evitar contendas e argumentos. No curto prazo, parece que você é o perdedor, um tolo, mas isso é a arrogância falando. A verdade é que desejando preservar a paz e evitar argumentos, você está agindo de acordo com a vontade do Senhor. Portanto, o Senhor irá salvá-lo das dores do nascimento de Mashiach. Mesmo se você está cercado por uma Terceira Guerra Mundial, você vai sair ileso. Esse é o poder de ceder, ser macio como um junco, em vez de rígido como um cedro. Os juncos enfrentam ventos fortes, dobrando, mas os mesmos ventos fortes podem quebrar uma árvore de cedro.

Devemos ter piedade de cada outro. Quando o fizermos, o Senhor tem piedade de nós. Uma pessoa com emuna nunca é cruel para com os outros. Ele abriga nenhum ódio em seu coração, nem nunca busca vingança contra aqueles que o feriu. Por quê? Ele sabe que tudo vem de Hashem e que qualquer um que lhe faz mal é um mero bastão na mão do Senhor. Nestes tempos difíceis, todos nós devemos nos fortalecer em emuna para que possamos sempre ter misericórdia uns aos outros e para evitar conflitos a todo custo entre nós. Precisamos de emuna para viver verdadeiramente em paz e harmonia uns com os outros.

Nunca devemos esperar até que a Corte Celestial nos julgue. Rebe Nachman ensina que devemos julgar a nós mesmos antes que a Corte Celestial nos julgue. Temos de viver em uma sociedade respeitadora da lei, tanto coletivamente quanto pessoalmente. Em uma base individual, isto significa que temos de respeitar as leis da Torá. Quando uma pessoa transgride Torá, isso significa que ele ou ela tenha violado a lei. Uma Sociedade individual que é processado sem lei, portanto, a fim de funcionar corretamente, ela deve ser corrigida. A retificação de violar a lei é simples - por auto-avaliação diária, julgamos a nós mesmos e pedimos perdão por tudo o que fizemos que estava errado. Isso é tão eficaz, porque quando nós julgamos a nós mesmos, a Corte Celestial não pode julgar-nos. Assim, com avaliação diária, Hashem em Sua infinita misericórdia nos julga, em vez da Corte Celestial, que é exigente e rigorosa na defesa da justiça. Com o Senhor, uma pessoa é sempre perdoada, mas para Corte Celestial uma pessoa é quase sempre culpada. É por isso que Rebe Nachman assim nos exorta a nos julgar diariamente.

Se julgar a nós mesmos é tão maravilhoso, então por que nem todo mundo faz isso? A razão é que quando as pessoas têm dificuldades na vida, e as coisas não vão de acordo com o seu plano, eles pensam que o Senhor está agindo injustamente com eles. Em vez de julgar a si mesmos, eles julgam Hashem. Uma pessoa abriga tal pensamento porque ele ou ela não tem a emuna simples que tudo o que o Senhor faz é para o melhor. Se uma pessoa acreditasse que tudo que o Senhor faz é para o melhor, a cada minuto do dia, ele não iria abrigar quaisquer pensamentos negativos sobre Hashem. Esses pensamentos negativos constituem uma avaria do sistema de julgamento pessoal de cada um, porque eles não são verdadeiros. O Rei David, apesar de todas as suas provações e tribulações na vida, no entanto, declara no Salmo 92: "o Senhor é justo, a minha Rocha, em Quem não há nada errado."

As pessoas têm dificuldade de superar os seus maus hábitos e desejos corporais. Eles também têm dificuldades para reverter as fantasias que se incorporam em suas mentes, como a fantasia de que o Senhor é injusto com eles, ou não tratá-los de forma justa, Deus me livre. As pessoas perguntam: "Como posso servir o Senhor, quando Ele não me dá uma renda decente? É impossível servir Hashem sob tais circunstâncias." Essas pessoas pensam que o Senhor está agindo de forma injusta ou injustamente em direção a eles. Isto não é apenas falso, mas é uma falta grosseira de emuna que desencadeia problemas na vida. Por quê? Nada invoca julgamentos severos, como a falta de emuna. Quando uma pessoa reage a uma dificuldade na vida sem emuna, a situação torna-se ainda mais difícil. Neste caso, a falta de emuna significa que o indivíduo pensa que o Senhor não é justo com ele, que Hashem é injusto. Tal atitude desencadeia acusações imediatas na Corte Celestial, que diz: "Você acha que o Senhor é injusto? Tudo bem, vamos examinar o arquivo e ver o que você realmente merece." Uma vez que a Corte Celestial abre o arquivo de uma pessoa, os promotores Celestiais descobrem todos os tipos de crimes que Hashem em Sua misericórdia não havia castigado a pessoa. O tribunal descobre que o Senhor tem realmente sido brando com a pessoa, e que a pessoa não merece a clemência e bondade que o Senhor tem vindo a dar-lhe. É quando o problema começa.

O Senhor é sempre bom e misericordioso. Pensar o contrário é uma perversão da justiça. Mesmo quando a vida é difícil, não devemos mover nossa emuna que o Senhor está fazendo de tudo para o nosso bem. Assim que lembrarmos de que o Senhor ama cada um de nós e está fazendo de tudo para o melhor, não apenas encorajaremos e dar-nos a força para resistir a qualquer desafio na vida que temos pela frente, mas podemos agradecer ao Senhor para o que parece ser ruim, bem como para o bem. Ainda mais, podemos cantar uma canção de agradecimento ao Senhor, e depois vemos as portas das salvações escancarar diante dos nossos olhos. Por quê? Nada invoca tal compaixão Divina e milagres como canções de agradecimentos, especialmente em face de desafios difíceis, pois quando uma pessoa expressa sua gratidão sob stress, esta é a maior expressão da emuna que pode ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário