segunda-feira, 16 de julho de 2012

O segredo para o sucesso!




Como pode um indivíduo com emuna possivelmente considerar-se um fracasso? A resposta é simples – a sua emuna (Fé) está incompleta. Uma pessoa que acredita em D-us não pode ser um fracasso. Alguém que acredita que D-us não o ama, que D-us me perdoe, é agora um candidato para o prêmio perdedor-do-ano. Ao pensar que Hashem não o ama, a sua noção de emuna é extremamente equivocada, em primeiro lugar. Quando sabemos que os princípios da emuna - ou seja, que tudo vem de Hashem, que Hashem faz tudo para o melhor e que Hashem faz tudo com o propósito específico por meio de Sua precisão de Divina Providência e orientação sobre nossas vidas, então podemos facilmente entender que Hashem ama cada um de nós. Além do mais, a cada dia, fazemos a bênção ohev amo Yisrael; nossos sábios requisitaria milhões que tomemos a Santo Nome de Hashem em vão todos os dias, D-us me perdoe, por proferir a bênção que Hashem nos ama se não fosse verdade? Claro, não!

Então, por que, de qualquer modo, alguns  pessoas "observadores"  pensam que Hashem não gosta deles? Geralmente é porque está passando por algumas tribulações difíceis na vida, e eles não podem ver ou entender como Hashem pode amá-los e atormentá-los ao mesmo tempo.
 
Nós todos temos tribulações, mas nós nem sempre sabemos o que está acontecendo a portas fechadas do nosso vizinho. Quer ou não a vemos, nossos vizinhos estão sofrendo também. Todo mundo tem uma correção da alma para fazer, caso contrário ele ou ela não estaria aqui neste mundo.

Muitas vezes, nossas tribulações cortam as nossas asas. Uma pessoa, obviamente, não pode andar à sinagoga para rezar em um minyan se ele está para baixo com uma torção no tornozelo. Ele certamente não pode aprender a Torá que ele normalmente faz se ele está sofrendo de uma dor de cabeça. Sua yetzer hara (má inclinação) lhe diz que a torção no tornozelo, a dor de cabeça, ou qualquer tribulação que ele está sofrendo no momento, ou qualquer outra coisa que está afetando negativamente sua Torá, mitsvot, ou serviço de Hashem é um sinal claro de que Hashem odeia ele, Deus nos livre! Caso contrário, por que Hashem impediria ele de fazer uma mitsvá ou aprendizagem de Torá?

O argumento do yetzer hara soa convincente, mas é uma mentira. Ele é um arco-mentiroso. As pessoas consideram-se as falhas assim que começam a ouvir tal disparate. Uma vez que o yetzer hara tem o ouvido de uma pessoa, ele dirá que a pessoa que ele é o maior perdedor na terra.

Então, por que Hashem nos dá tribulações? Por que Hashem nos dá um filho doente que tem de ser levado ao médico na manhã de sexta-feira, justamente quando queríamos assar challas? Eu conheço uma mulher que, uma vez ela estava com um rolo de macarrão fixada na parede em frustração, quando a escola do seu filho chamou ela na manhã de sexta-feira para dizer-lhe que ele tinha voltado com a gripe e que ela deve vir buscá-lo imediatamente; Isso tudo aconteceu quando ela tinha acabado de amassar a massa de challas. Ela gritou, "Hashem! Porque você está arruinando minha challas? Estas são em honra do Shabat! A massa vai ser azeda quando eu voltar...

O marido da mulher era da França. Ele disse à sua mulher à mesa do Shabat mais tarde naquela noite que as challas era a coisa mais extraordinária que ele já tinha provado. Ele adorava pão francês, mas ele nunca sonhou em challas sourdough!

Hashem certamente faz tudo para o melhor. Mas deixe-nos ainda nos perguntar, o que acontece quando o resultado não parece ser uma pessoa feliz?   Por que Hashem, por vezes, ficamos perdido orando em um minyan ou perder o tempo de aprender Torá?

As tribulações não fazem limitar o nosso serviço de Hashem, pois eles próprios são uma maneira de servir Hashem. Quando Hashem nos dá tribulações, nosso trabalho é aceitá-los com alegria e emuna, e até mesmo agradecer a Hashem por eles. Esta não é uma questão de piedade, mas da lei religiosa básica (ver Código da Lei Judaica, Orach Chaim 222:3). Hashem quer  que nós servi-lo em qualquer circunstância. Às vezes, o nosso serviço de Hashem é nossa simples aceitação das tribulações; em tal momento, Hashem sabe que não podemos orar em minyan ou aprender Torá como normalmente fazemos. Assim, através do reforço da nossa emuna e sorriso, apesar das tribulações, não estamos apenas corrigindo a nós mesmos, mas fazendo exatamente o que Hashem quer que façamos.

Tendo em conta tudo a acima, podemos agora entender o que o segredo do sucesso é. Fracasso, como dissemos anteriormente, é o resultado da sensação de que Hashem não nos ama, D-us me perdoe. Por outro lado, logo que uma pessoa se sente com todo o seu coração que Hashem o ama, e que as tribulações e tudo mais que ele é desafiado, são todos para o melhor, então ele certamente terá sucesso, garantido! E sim, Hashem realmente ama a cada um de nós mais do que nunca vamos imaginar, é por isso que todos nós devemos ser felizes e bem sucedidos!

Por: Rabi Shalom Arush

  





*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário