domingo, 20 de julho de 2014

A Chave para a Redenção

A Chave para a Redenção




Emuná é a chave para a Redenção, sabendo que tudo é para o melhor. Desde a plena manifestação de emuná é agradecer Hashem em cada situação, podemos citar as palavras familiares de Rebe Natan: "Se todo mundo ouvisse os tzadikim [os justos] e ter emuná que tudo é para o melhor e agradecer a Hashem, tanto para o bem e o mau - Toda miséria e todos os exílios seriam anulados e a redenção final já teria vindo".

Estas palavras não vão me dar nenhum descanso. Nós temos a capacidade de trazer a redenção completa simples e fácil e sem sofrimento, apenas por internalização e compreensão de que tudo é de Hashem e tudo é para o melhor, através do conhecimento de que não há mal no mundo. Como dizemos no Hallel e todas as manhãs: " graças a Hashem, porque Ele é bom, porque a Sua bondade é para sempre". graças a D'us - por que precisamos agradecer a Hashem? Porque Ele é bom! Hashem é totalmente bom. Porque a Sua bondade se para sempre - Sua bondade é infinita. Após estas palavras, o que mais há a dizer? Precisamos repassar isso toda semana, a cada dia, a cada momento! Todos precisam refletir essa verdade simples, a emuná que Hashem é o bem total, a misericórdia total, o amor sem fim total e somente Ele criou o mundo para ter compaixão de nós e dar-nos o bem.

Quando ouvimos ou lemos palavras como estas, precisamos pensar profundamente e encontrar dicas de como implementá-los. Precisamos viver estas palavras. Realmente, não é tão simples para ter a emuná que tudo é para o melhor e dizer "obrigado" por tudo. Ao longo da vida de uma pessoa, ele se depara com coisas que sua mente simplesmente não tem a capacidade de ver como bom. É o oposto, há coisas que se parecem muito ruins. Quando ele não quer o que está acontecendo (e por isso não pode aceitar o que Hashem quer) como é que ele vai dizer "obrigado" por isso? Ele nem quer. Esta é a parte mais difícil –– aceitar o que está acontecendo, acreditar e de viver o fato de que é tudo para o bem e que não há mal no mundo.

Na semana passada, um casal veio a mim que ainda não tinham filhos, depois de oito anos de casamento. Disseram-me que eles foram para todos os rabinos e para todos os túmulos dos tzadikim, tentou todas as segulas [espirituais] e todas as orações, mas ainda não foram abençoados com filhos. Eu disse a eles: "Diga obrigado ao Criador por meia hora todos os dias que você não tem filhos."

A mulher respondeu de volta espantada –– "Dizer obrigado?! Tudo que eu faço é chorar o dia inteiro e tu me diz para dizer obrigado?! Como é possível?!?!?"

Parece-nos que ela está certa. Este é um teste duro e, compreensivelmente, ela está realmente atormentada de estar sem filhos. Como ela poderia dizer: "Obrigado, Hashem"? Como poderia o agradecimento que ela diz trazê-la salvação?
 
O Vilna Gaon  faz uma pergunta sobre o versículo: "A voz de júbilo e salvação está nas tendas dos justos". Gostaríamos de pensar que Hashem primeiro traz uma salvação e então depois, há alegria e louvor, como resultado da salvação. Se assim for, o versículo deveria ter sido escrito "A voz da salvação e alegria ...". Por que é que está escrito ao contrário? O Gaon responde que o versículo menciona pela primeira vez a alegria, porque quando uma pessoa dá graças e louvor e canta a Hashem (a voz de júbilo), por meio deste em si vem a salvação - toda salvação e toda a abundância.
 
Precisamos olhar para isso. O que está em pé nos bastidores? Por que é que agradecendo a Hashem, a salvação vem? Aquele que Agracia homem com conhecimento me deu o mérito de explicar isso de uma maneira maravilhosa. Que Hashem salve Am Yisrael de toda a dor e dificuldade. Quando há tanto sofrimento e dificuldades (que isso não possam vir a nós), como ser solteiro e ficando mais velhos, os problemas entre marido e mulher, sem filhos, doenças, dívidas ou qualquer outra coisa, emuná diz: Uma vez que tudo é d'Ele, certamente tudo é bom. "Da boca acima não vem mal", e "Tudo que Hashem faz, Ele faz para o bem". Todo Judeu tem uma obrigação de acreditar nisso. A primeira reação de uma pessoa deve ser: Isto é o que Hashem quer para mim e isso é o melhor. Isto é o que Hashem quer e Ele certamente entende a situação melhor do que eu, portanto, eu também quero o que Ele quer. Existe apenas uma possibilidade aqui. Se Hashem quer isso, então este é o mais benéfico para mim e para a minha tarefa final na vida. Se eu entender de forma diferente e eu quero que as coisas sejam diferentes, isso significa que eu estou indo contra o desejo de Hashem. Talvez isso é natural, mas Hashem nos quer subjugar os nossos próprios desejos aos Seus desejos.

Quando Seu desejo e o teu desejo não andam juntos, anule o teu próprio em favor de Seu desejo. Como a Mishná diz em Pirkei Avot, "anule o teu desejo diante do Seu desejo para que o desejo dos outros será anulado diante de teu desejo." De onde todos os seus problemas estão vindo? Os prosseguidores  espirituais que vão contra você e cortando sua abundância espiritual e física. Este é o "desejo dos outros". Quando você anula o teu desejo para o desejo de Hashem, Hashem vai anular o "desejo dos outros", antes de teu desejo e salvá-lo em qualquer maneira que você precisa. Com todas as dificuldades e todas os problemas na vida, é preciso dizer de todo coração: "Se Tu quer isto Hashem, então com certeza isso é bom para mim. Eu também quero isso e eu agradeço por isso! "Esta é a maneira de dar graças em todas as dificuldades e esta é a maneira de trazer todos a salvação em um piscar de olhos. Internalizá-la, e você vai ver grandes milagres!

Autor: Rabino Shalom Arush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário