quarta-feira, 2 de outubro de 2013

A importância da aprendizagem da Palavra Escrita e não confiar em cassetes e similares




É dito na Torá: "Abra nossos olhos para sua Torá." Quando meus olhos vêem a palavra escrita [em Hebraico], é isso que dá a kedusha, a santidade. Hoje, as pessoas aprendem Gemara de cassetes [editor: Como essa lição foi dada muitos anos atrás, podemos deduzir para o dia de hoje algo gravado em CD, Mp3], mas isso não dá qualquer santidade. Na verdade, impede muitas pessoas de abrir a Gemara. O que eu preciso dele? Por que eu preciso do Shas? Eu tenho as cassetes! Este é um erro terrível. Ele impede que as pessoas de olhar para as palavras da Torá.

Quando uma pessoa danificá seus olhos, olhando para locais proibidos, a única maneira de repará-los é olhando para as palavras da Torá. Quando um danificá o seu discurso falando lashon hara, a única maneira de reparar o dano é falar palavras de Torá.

Isso está relacionado sobre o Arizal, que na frente de sua mesa, onde ele aprendeu no Beis Medrash, foi escrito a palavra "Amém". Toda vez que ele teve a oportunidade de responder amém para uma bênção, ele iria lê-lo a partir da palavra escrita e não respondê-la pelo coração. A palavra "amém", como é conhecido, é a gematria de dois nomes de Hashem. Por isso, é importante olhar para as letras, mesmo da palavra "amém".

Hoje uma pessoa se senta à mesa, acende um cigarro, e aprende Gemara de uma cassete. Estou certo de que isto é prejudicial a Torá, prejudicando a honra da Torá. Isso não entra na categoria de "trabalhar duro para aprender Torá." Certamente nós abençoamos na Torá todas as manhãs,que nos escolheu dentre todos os povos e nos deu a Torá.” Estou realmente permitido para abençoar em algo que alguém está aprendendo para mim? Hashem quer purifiquemos nossos olhos, olhando para as palavras da Torá, para purificar nossas bocas, falando palavras de Torá.

Meus olhos são muito fracos [Rav Levi Yitzchak estava quase cego, neste momento] e eu preciso de alguém para aprender comigo. Mesmo assim, eu repito cada palavra depois dele. O caminho único para um Judeu se purificar é olhando para as palavras da Torá, e por falar palavras de Torá.
 
Do livro Noam Siach, Parte I, excertos de aulas dadas por Rabi Levi Yitzchak Bender, zt"l. 

Parte 1 –– Para ser continuado…

* Matéria publicado em Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", Jerusalém, Israel.
* Republicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Yeshivat "Shuvu Bonim".
 *Foto retirado de freepik

Copyright © 1999 Breslov Institutions, Yeshivat "Shuvu Bonim", All Rights Reserved.

Nenhum comentário:

Postar um comentário