domingo, 16 de dezembro de 2012

Nossa ação para Israel





Rashi nos diz que de acordo com Rabino Yitzchak, a Torá deve ter realmente começado com o mandamento de observar a Lua Nova, que foi o primeiro mandamento que Hashem deu ao Povo Judeu. Então, por que a Torá começa com a história da criação? Rei David diz em Salmos 111:6  “Ele declarou o poder de Suas obras para o Seu povo para dar-lhes as terras das nações." Rashi conclui que, se as nações do mundo dizer a Israel que eles são ladrões por ter conquistado as terras das sete nações Cananéias, então Israel pode responder que o mundo inteiro pertence a Hashem;  Ele criou e deu-o a quem Ele quer. Se Ele quiser, Ele dá a Terra de Israel para eles, e se Ele quiser, Ele dá-lo para nós.


A passagem primeira da Torá é pequeno em tamanho, mas prodigioso em sua mensagem. Aqui aprendemos a primeira fundação de emuna, a crença pura e completa em Hashem. A Torá não é um livro de contos ou um livro de história, mas um manual de instrução prática que nos ensina como viver nossas vidas e observar os mandamentos de Hashem. Assim, portanto, como Rashi explica, seria de esperar que a Torá começa com o primeiro mandamento prático, para começar a contar os meses do ano, de Nissan, como nos é dito em Parashá Bo. Então, por que a Torá começa com a história da criação, que não tem diretivas práticas?

Por meio da história da criação, a Torá está nos ensinando que Hashem é Mestre do Mundo; este é o fundamento de nossa emuna. Ele não só criou o mundo, mas Ele vitaliza e sustenta-lo até o dia de hoje. Tudo na criação é subserviente ao controle exclusivo de Hashem. Ele decide onde cada nação habitará. Ele sozinho decide qual nação deve viver permanentemente em um lugar, qual nação deve ser exilado, e qual nação deve desaparecer da face da terra. O domínio exclusivo de Hashem sobre toda a criação determina o que acontece no mundo.



Rashi cita a passagem acima mencionada no Salmo 111 "Ele declarou o poder de Seus feitos ao Seu povo", já que Hashem queria informar o Seu povo Israel que somente Ele governa o mundo; Ele decidiu dar a Terra Santa, inicialmente para as nações Cananeus. Ele, então, pegou deles e deu a Israel. Nós aprendemos a partir daqui que todas diáspora e exílio, tanto do Povo Judeu e das nações do mundo, é um produto exato de Hashem, precisão da Divina Providência. E, tal como Hashem governa as nações, Ele governa o indivíduo. Ele decide onde cada pessoa vai viver, em que casa ou apartamento, e por quanto tempo. Hashem decide quem os vizinhos serão. A incompreensível Divina Providência de Hashem governa todo o universo das grandes galáxias ao mais ínfimo microorganismo, sem exceção.
 

De início, a Torá, aprendemos que tudo está nas mãos de Hashem. Não só Ele cria o céu e a terra no início, mas Ele cria-los novamente e sustenta a cada dia. Rei David diz (Salmo 119:89-90), "Para sempre, Hashem, a Tua palavra permanece firme nos Céus ... Tu estabeleceu a terra e ela permanece." Essas passagens ensina que o céu e a terra existem apenas em virtude de comando em curso de Hashem, pois "a palavra de Hashem permanecerá para sempre" (Isaías 40:8).
 

Elaboração de Rashi –– "Ele criou e Ele deu a quem Ele quer. Se Ele quiser, Ele lhe dá [a Terra de Israel] a eles, e se Ele quiser, Ele dá a nós." - Está diretamente em linha com seu comentário sobre a criação do sol, da lua e das estrelas (Gênesis 1:14). Todas as criações foram essencialmente criados no primeiro dia da criação, mas cada um foi colocado em seu lugar específico em seu dia designado de criação. Nós aprendemos a partir daqui que tudo no universo - as criações, suas ações e tudo o que lhes acontece, em geral, e em particular para sempre - é o produto de premeditação e Providência Divina.

Nessa linha de pensamento, já a partir do momento da criação, foi decidido que a Terra de Israel em primeiro lugar seja dado às nações Cananeus, e no momento certo, seria dado ao Povo Judeu. De acordo com Rashi, isto é o que temos de dizer aos povos do mundo: "Hashem é o Mestre do mundo, e tudo que Ele faz é o resultado de sua premeditação no momento da criação, você não pode reclamar que os Judeus conquistou a Terra de Israel. Desde que estamos aqui, miraculosamente, no meio de tantos vizinhos hostis que superam nos 1-100 vezes.  Isso é um sinal de que Hashem nos quer aqui !" E, se Hashem nos quer aqui, devemos fazer tudo ao nosso alcance para deixar as terras de nosso exílio e voltar para casa imediatamente - quanto mais cedo melhor.
 

Por: Rabi Shalom Arush





*Escrito por: Rabi Shalom Arush

*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody

*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)

*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.

*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário