quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Likutey Moharan está completo, agora como faço para usá-lo?




Minha relação com Likutey Moharan na última década começou um pouco turbulento. Enquanto eu adorei aprender os ensinamentos de Rebe Nachman, inicialmente eu encontrei-os muito mais acessível e significativo quando eu aprendi em Sichos HaRan ou Kitzur Likutey Moharan. Eu tentei em ocasiões incontáveis ​​para sentar e aprender através do Likutey Moharan, mas no tempo que eu consegui chegar no final de uma aula onde Rebe Nachman explica como os conceitos descritos no início da lição ajusta com uma história de Rabi Bar Bar Channah ou um certo pasuk, muitas vezes eu perdi o interesse e comecei a antecipar para a próxima lição para ver qual insights isso continha. Eventualmente, eu concluí que Likutey Moharan era denso demais para mim e coloquei ele de lado em favor de outro seforim mais fácil da Breslov.

Mas o pensamento continuaram a ocorrer-me: Como eu poderia amar os ensinamentos de Rebe Nachman e não aprender o seu sefer principal?! No ano passado, eu tive um grande avanço no aprendizado do Likutey Moharan e eu queria compartilhar o que eu aprendi com iniciantes e outros que ainda estão lutando em seu aprendizado deste sefer.

1) Aprenda Kitzur Likutey Moharan primeiro

Se você é novo para a aprendizagem do Likutey Moharan ou já tentou, sem sucesso, aprender Likutey Moharan no passado, comece estudando o Kitzur Likutey Moharan do início ao fim em seu lugar. (Versão da BRI é dividido em segmentos diários para ajudar a pessoa a aprender um pouco a cada dia e terminá-lo no prazo de um ano).
 
Meu amigo e professor, o Rabino Dovid Sears uma vez me deu o seguinte conselho sobre Kitzur Likutey Moharan:
 
"Antes de um casal se casar, eles devem conhecer uns aos outros, a fim de se conhecer e ver se eles gostam um do outro e se eles têm os mesmos valores, objetivos, sensibilidades, etc. Likutey Moharan é realmente um limud que requer "imersão total". Portanto, o Kitzur Likutey Moharan composto por Reb Noson e, posteriormente, ampliado pelo Tcheriner Rov é uma boa maneira de "familiarizar-se" com as ideias-chave e avodahs práticas de Likutey Moharan. É também uma boa maneira de rever a lição que você está estudando quando você estiver pronto para mergulhar dentro. Além de apresentar resumo do sefer maior, há muitas interpretações e hesberim (explicações) no "Kitzur" que são extremamente úteis. Por último, mas não menos importante, isso pode ser um bom trampolim para hisbodedus quando você está trabalhando em uma lição e quer interiorizar a mensagem e seguir o caminho de vida que delineia. Assim, o "Kitzur" pode ser um atalho para os tachlis!"
 
2) Uman

Embora não faz sentido lógico, ir para Uman vai lhe dar as chaves para ser capaz de realmente começar a aprender Likutey Moharan. Quando voltei para os Estados Unidos depois de passar o último Rosh Hashaná em Uman, Likutey Moharan abriu para mim de uma forma que nunca tinha feito antes. Tornou-se um sefer completamente diferente do que eu estava quebrando a cabeça para aprender antes de minha viagem.

Se você não foi para Uman ainda, comece as preces agora para ter mérito de estar lá este ano para Rosh Hashaná!

3) Use Likutey Eitzos (Conselho) para selecionar sua próxima lição em Likutey Moharan

Enquanto você pode achar que você deseja aprender a lição do Likutey Moharan em ordem seqüencial, eu encontrei o sefer sendo mais significativo quando eu selecionei uma lição relacionando para algo que eu sinto que as minhas necessidades neshamah naquele momento. A melhor maneira de fazer isso é olhar nos tópicos do Likutey Eitzos até encontrar um ensinamento que ressoa com você. Observe a citação onde em Likutey Moharan o ensino foi tirado, e agora você encontrou a sua lição para começar a aprender!
 
4) Passe algum tempo revendo (e re-revisão)

A fim de realmente ter um vislumbre de entendimento para a lição de Likutey Moharan que você selecionou, você terá que rever a lição em um mínimo de 3 ou 4 vezes. Gostaria de sugerir a aprendizagem através da primeira vez rapidamente. Olhando para as notas de rodapé durante a sua primeira revisão vai simplesmente impedir o fluxo do texto. Assim, apenas comece a olhar para as notas de rodapé durante a sua segunda revisão. Você vai descobrir que as notas maravilhosas de BRI contribuirá grandemente para a sua compreensão da lição. Outra ajuda indispensável para a compreensão da lição de Likutey Moharan é olhar e dizer a oração correspondente em Likutey Tefillos (O Portão Cinquentenário). Descobri que essas orações realmente ajudam a trazer as lições do Likutey Moharan para a Terra. (Se você sabe Hebraico, você também vai querer aprender os ensinamentos correspondentes do Likutey Halachos. Se o seu Hebraico ainda necessita de melhorias, você será encorajado a saber que eu ouvi dizer que BRI em breve iniciará a tradução de Likutey Halachos. Dada a enormidade do projeto, BRI, obviamente, precisa de financiamento significativo a fim de concluí-lo. Se você estiver interessado em ajudar, por favor entre em contato com a BRI).

O mais importante, uma vez que você está no meio de aprender uma lição, não tente apressar uma lição e começar uma nova. Leve o seu tempo para aprender e viver realmente a lição. Passe algum tempo em hisbodedus e pedir a Hashem como essa lição pode ser traduzido em uma realidade prática no código postal em que você reside.

Se você gostaria de comprar os 15 volumes do Likutey Moharan em Inglês, cliqueaqui.

*Artigo originalmente postado em Breslov.org
*Artigo escrito por A Simple Jew.

Nenhum comentário:

Postar um comentário