domingo, 8 de janeiro de 2012

Meu Herói: Rebe Natan de Breslev

 (foto cortesia de breslev.co.il)


Uma das minhas histórias favoritas da Gemara (ver Yevamot 96b) fala sobre Rebe Elazar fazendo um discurso da halachá em uma das salas de estudo. Seu mestre e guia espiritual, o Rebe Yochanan tornou-se extremamente irritado quando soube que Rebe Elazar estava repetindo elaborações intrincados em pontos da lei religiosa sem citar que ele aprendeu todos eles a partir do Rebe Yochanan. Outros dois dos maiores alunos do Rebe Yochanan, o Rebe Ami e Rebe Asi, tentou acalmar o seu professor, em vez disso, eles ainda enfureceu-lo.

Finalmente, o Rebe Yaacov Bar Idi, outro dos pupilos principais de Rebe Yochanan, aproximou-se do Rebe Yochanan e citou uma passagem do capítulo 11 do Livro de Joshua, que diz: "Como Hashem ordenou a Seu servo Moisés, assim Moisés ordenou a Joshua; Joshua tem assim feito, e não tem negligenciado uma única coisa que Hashem ordenou a Moisés.” "Rebe Yaacov Bar Idi então perguntou para Rebe Yochanan" Será que Joshua diz tudo em nome de Moisés? Não! Joshua falou e todo mundo sabe que ele fala o ensinamento de Moisés. Da mesma forma, o aluno Rebe Elazar fala, e todos sabem que ele fala de seus ensinamentos!" Rebe Yochanan balançou a cabeça, para Rebe Elazar as palavras pacificaram-no verdadeiramente.

* * *

Rebe Natan não era apenas um gênio, ele foi o epítome da diligência. Na idade de 22, foi oferecida uma posição para ser o rabino chefe de 22 cidades e aldeias na área Podolia da Ucrânia. Sem dúvida, Rebe Natan poderia ter construído ele próprio uma carreira rabínica fantástica. Ele poderia ter sido um homem líder de negócios também. Se ele tivesse optado por uma carreira no comércio, ele provavelmente teria sido incrivelmente bem sucedido, combinando suas próprias habilidades e mente afiada com todos os bens que o seu pai lhe ofereceu para entregar a ele, incluindo bens secos inteiros por atacado com os três armazéns principais. Ele se recusou ambas as ofertas - o rabinato e os negócios - e consolidou todos os seus esforços para se tornar um verdadeiro chassid e discípulo do Rebe Nachman. Ele mais do que sucedido, juntou-se às categorias dos maiores talmidim de nossa história, bebendo da fonte do seu mestre do conhecimento, assim como Joshua tinha feito a partir de Moisés, Rebe Abba de Rebe Shimon Bar Yochai, e o Rebe Chaim Vital do santo Ariza'l . Na verdade, os Cabalistas dizem que, embora Rebe Nachman foi uma reencarnação de Moisés e o Ariza'l, Rebe Natan era uma reencarnação de Joshua e Rebe Chaim Vital, todos de memória sagrada e abençoada.

Rebe Natan não é apenas o meu herói, mas meu modelo também. Ele nunca perdeu um segundo. Ele utilizou sua aptidão fantástica e qualidades ao máximo, não para seu próprio ganho pessoal, mas para servir Hashem e difundir os ensinamentos do Rebe Nachman, todos os quais são projetados para aproximar as pessoas de Hashem. Sua coragem pessoal não conhecia limites. Literalmente o mundo inteiro estava contra ele, não apenas ideologicamente, mas muitas vezes com ameaças e até a violência. Hooligans numerosos tentou prejudicá-lo e sua família, ainda Rebe Natan nunca vacilou.

O Lado Negro declarou uma guerra em Breslev que em um ponto no tempo, Rebe Natan mal conseguia juntar um minyan de dez pessoas - incluindo ele próprio - para rezar juntos nos feriados. Ah, mas quem ri por último ri melhor! Muitos de seus perseguidores - se rebes Chassídico com seguidores de milhares - se passaram no esquecimento. Quase ninguém se lembra deles ou seus tribunais. No entanto, graças ao Rebe Natan que continuaram o movimento Chassídico Breslever depois da passagem do Rebe Nachman e manteve-a viva durante os anos  de escuridão e tempestuosa, cerca de 30.000 pessoas se reuniram em Uman para rezar juntos esse passado Rosh Hashana. Além, os dez dos milhares de povos adicionais que não viajaram a Uman, todavia consideram-se Breslever Chassidim. 

* * *

Uma parte importante da minha oração diária é para agradecer a Hashem pelo Rebe Nachman e Rebe Natan, e por me apresentar ao mundo maravilhoso do pensamento, ensinamentos e prática Breslev. Com toda honestidade, essa luz requintada teria sido desperdiçados em mim se não fosse pelo meu amado professor e guia espiritual, o Rabino Shalom Arush, possa Hashem abençoá-lo sempre e dar dias longos e felizes a ele. Rabino Shalom me ensinou a entender Rebe Nachman e os ensinamentos do Rebe Natan, e colocá-los em prática em cada fase da vida diária.

Por mais de uma década, Eu tive o privilégio único de ser um aluno e um suplente do Rabino Shalom, primeiro como Rosh Kollel (Dean) de seu seminário rabínico em Ashdod, e mais recentemente como sua "voz em Inglês." Como tal, no espírito da anedota da Gemara que dissemos no início deste artigo, não há tal coisa como um livro ou CD do Lazer Brody. Tudo o que eu ensinar e escrever (a não ser especificamente mencionado em contrário) é baseado no que eu aprendi com Rav Shalom Arush - o meu é seu. Eu acredito firmemente que Rav Shalom Arush é a voz do Rebe Nachman nesta geração.

Rebe Natan é o meu exemplo brilhante do que um aluno e um suplente deve ser. Ele é meu herói. Minha aspiração e oração é para andar em seus passos. A eterna chama do Rebe Natan queima nos corações dos Breslever Chassidim para sempre.

 Rabi Lazer Brody no túmulo do Rebe Natan (foto cortesia de Emuna Outreach)

Artigo retirado com permissão de: Breslev website
http://www.breslev.co.il
Por: Rabbi Lazer Brody
http://lazerbrody.typepad.com/lazer_beams/

Nenhum comentário:

Postar um comentário