domingo, 11 de maio de 2014

Escuridão antes da Luz

Escuridão antes da Luz



Você já se perguntou por que o calendário Hebraico o dia começa ao pôr do sol, e a escuridão da noite precede a luz do dia? Esta é uma lei firme da criação, que se manifesta em nossas vidas a cada dia e em cada situação.

Antes de uma pessoa ver "luz" na vida –– sucesso e realização, ele deve passar por "escuridão" –– obstáculos, fracassos e retrocessos. Hashem faz isso para nos livrar da arrogância que a serpente primordial incutido dentro da natureza humana quando ele disse: "E vós sereis como Deus" (Gênesis 3:5).

A escuridão que uma pessoa deve resistir em ambos os esforços materiais e espirituais quebra sua "escuridão interior" de heresia e a arrogância. Com o estreito de dificuldade, uma pessoa percebe que ele não é nada sem Hashem. Ele começa a entender que ele precisa de Hashem em sua vida.

Agora podemos entender por que o Eterno nos dá os tempos difíceis de nossas vidas –– as contrações, o exilo da alma e períodos pra baixo. Muitas pessoas não começam a procurar Hashem, a menos que se depara com a falência, uma doença ou um problema conjugal aparentemente insuperável. Hashem quer que nós colocamos a nossa arrogância de lado e ser submisso a Ele para o nosso próprio benefício, pois a submissão para Hashem destrói a própria escuridão interior.

Quando Hashem destrói nossa arrogância, Ele nos dá o desejo de buscar a luz. Os seres humanos muitas vezes esquecem Hashem durante os bons tempos, tornando-se arrogantes e pensam que seus talentos e habilidades são o que lhes traz sucesso. Isso é o que a Torá quer dizer quando diz: "E Ieshurum (metáfora para Israel) engordou-se e deu coices" (Deuteronômio 32:15).

Devemos lembrar-nos constantemente que a arrogância é a raiz dos problemas de uma pessoa na vida. Uma pessoa tem a tendência natural para esquecer Hashem durante os bons tempos. Contratempos periódicas são, portanto, lembretes de amor que precisamos de Hashem em nossas vidas. Submissão a Hashem –– o oposto de arrogância –– é a chave para a nossa conexão com Hashem.

Arrogância cria uma barreira entre uma pessoa e Hashem. Arrogância é como um balão de hélio –– quanto mais o ego de uma pessoa for inflado, maior seu orgulho. Mas, assim como um retrocesso vem e estoura o balão, a pessoa cai; quanto mais arrogância, maior a queda. A queda não é uma punição, no entanto. É o caminho de Hashem para ajudar uma pessoa aprender a humildade e submissão. Enquanto uma pessoa é arrogante, ele não será capaz de orar corretamente nem aprender emuná. Arrogância bloqueia a iluminação Divina de alcançar a alma.


O Rei Salomão diz: "A tolice de uma pessoa leva ele para o mal caminho, e então ele está chateado com Hashem" (Provérbios 19:3). Em outras palavras, uma pessoa faz coisas idiotas. Quando ele colhe as conseqüências amargas de seus atos, ele está com raiva de Hashem. Em vez de culpar Hashem, temos de perceber que o nosso próprio desejo de executar a nossa própria vida é o que nos leva a escuridão. Quando uma pessoa tenta duramente assumir o comando, ele acaba perdendo o controle completamente. Ele rompe-se da emuná, recusando-se a acreditar que Hashem é o Todo Poderoso e, portanto, perde sua força. Nesse ponto, sua vida está mergulhando em uma espiral descendente. Uma vez que nada saiu do jeito que ele quer, ele perde todo o desejo e vitalidade, cai no modo de auto-perseguição e abriga um rancor contra Hashem.

Onde é que tudo começou? O problema começa quando ele perdeu a visão de Hashem, como se só ele controla o seu próprio destino. Pense nisso desta maneira: a pessoa está dirigindo um carro com um sistema de navegação de GPS, muito preciso. Ele desliga o GPS, fica completamente perdido no caminho, então culpa o GPS ...

Desde que a serpente (a má inclinação) disse a Adam e Eva que eles seriam como D’us, a natureza humana tem um desejo de ser como D’us –– no controle total, sem ninguém lhe dizendo o que fazer. É por isso que não é fácil abrir mão do controle e nos subjugar a regra e a vontade de Hashem. É difícil para nós admitirmos a nós mesmos que somos criações, capazes de fazer nada sem a ajuda do Criador.

À luz do conceito acima, podemos agora entender também por que é mais fácil para uma pessoa aprender Torá do que rezar. A oração vai na contramão do próprio ego, pois a oração sincera é a declaração de uma pessoa que precisa de ajuda, que ele não é capaz de realizar algo por conta própria. No entanto, a aprendizagem de Torá (quando não for feito de forma adequada, para atingir emuná e chegar perto de Hashem) pode alimentar o ego de uma pessoa na medida em que ele se considera um estudioso ou que ele se mantém em um nível mais elevado do que outros. É por isso que muitas pessoas preferem aprendizagem de Torá à oração.

Os contratempos de uma pessoa na vida são projetados para despertar um processo de introspecção e reavaliação das ações e valores. Aquele que reage com amargura e raiva em Hashem está faltando o ponto da mensagem, que é simplesmente chamar uma pessoa para abrir mão do controle para Hashem e aceitar voluntariamente o reinado de Hashem.

Não temos nada a temer, deixando Hashem sentar no banco do motorista. Uma pessoa não perde nada por subjugar-se a Hashem. Pelo contrário, ele ganha emuná e cada bênção imaginável. Não só isso, mas pelo apego com emuná ao Todo-Poderoso, a pessoa ganha um potencial ilimitado. Rebe Mordechai de Lachovich costumava dizer que sem Hashem, uma pessoa não pode atravessar a rua; mas com Hashem, uma pessoa pode dividir o mar ...

Rebe Nachman diz (ver Discursos 2 do Rebe Nachman) que uma pessoa é bem aconselhada a lançar-se completamente nas mãos do Eterno. Rebe Nachman diria diariamente "Eu tenho a honra de confiar cada movimento que eu faço, cada enunciado que eu falo e cada pensamento eu penso a Hashem." Ele disse que a partir daquele momento, ele não tinha nada com que se preocupar para o resto do dia, pois ele colocou toda a sua confiança em Hashem. Uma vez que nós fazemos o mesmo, a escuridão torna-se luz.

Por: Rabino Shalom Arush.

Breslev Israel

*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson Sasson
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário