domingo, 17 de novembro de 2013

Você está indo bem!




EMUNÁ BASEADA NOS ENSINAMENTOS DO REBE NACHMAN DE BRESLOV



Traduzido e adaptado a partir das lições de Rabi Nissan Dovid Kivak shlit”a



Traduzido para o Português por Gilson Sasson



Rebe Nachman ensina-nos o que o serviço à Hashem realmente significa e como melhor investir todo o nosso tempo neste mundo. O principal serviço de Hashem é a Torá e mitsvot –– para procurar a sabedoria inerente e essência interior de tudo, entender que existe um Criador, um D’us, e levar isso em nossos corações. Precisamos viver com a luz da Emuná, a pensar em como Hashem renova constantemente a criação, e sobre como isso está sendo executado em nossas vidas com muito amor e carinho. Esta é a coisa mais importante na Yiddishkeit –– que uma pessoa conecta-se com a sabedoria inerente a tudo, até ao ponto que sempre que ele faz uma mitsvá, ele olha para a essência interior da mitsvá. Ele coloca Tzitzit e Tefilin e pensa sobre o significado interior destas mitsvot, ele olha para a essência mais profunda de tudo o que ele faz. os livros dos Tzaddikim e, especialmente, Likutei Halachot de Reb Nosson –– coisas incríveis que nos ajudam a compreender a essência interior.


A idéia geral subjacente é simplesmente para se conectar a Hashem, e esta é a principal coisa em Yiddishkeit, olhar para a essência espiritual interior, em tudo o que fazemos. Em tudo o que estamos ocupados, seja no trabalho ou em casa, ou apenas em geral, se estamos cansados ​​e não temos muita força para aprender, ou se estamos diante de todos os tipos de dificuldades e as coisas para cuidar –– para não se confundir com isso, e saiba que isso também é servir Hashem. Em cada coisa, procure sua essência espiritual interior e o que há para corrigir lá. Quando você fizer isso, ele se torna parte de servir Hashem. Este é um princípio do Baal Shem Tov e os Tzaddikim, que quando uma pessoa olha para a sabedoria inerente a tudo, ele vive com o verdadeiro charme de servir Hashem.


Nosso Rebe no primeiro discurso em Likutei Moharan expande esta idéia, e ele acrescenta. Ele nos diz: "Eu sei que há um problema aqui –– que você sente que você não pode fazer isso. Você sente que você não pode olhar e se conectar com a essência mais profunda da sabedoria inerente das coisas, e que você não pode se tornar inflamado por sua Emuná que há faíscas aqui para elevar e correções a fazer. Eu sei que vocês são pessoas fracas –– você esquece as coisas e ficam todos confusos e envergonhados . Você não tem certeza das coisas, e você não tem nenhuma força, e o Yetser Hora (má inclinação) está empurrando você incansavelmente e você cai de novo e de novo e de novo. Apesar de tudo isso –– eu ainda estou dirigindo minhas palavras para vocês, e eu estou dizendo que vocês podem se conectar a essa luz maravilhosa e vocês podem ser conectado ao verdadeiro encanto de servir Hashem . É a verdade! Mesmo se você cometer erros e cair, cada vez que isso acontecer, volte e foque em você mesmo –– 'Eu não quero ser superficial ! Eu quero olhar para as coisas com sabedoria inerente."


Assim como a Lua. A Lua brilha muito bem à noite. O que ela faz? Ela simplesmente fica-se de frente para o Sol. Temos que fazer a mesma coisa. "Eu quero a sabedoria inerente. Eu sei que eu preciso me reprimir "Quando há um excesso de luz –– Quando uma pessoa quer coisas demais, então ele pode facilmente ficar desanimado, e isso não é bom. Também, muita pouca luz não é bom, porque, então, a pessoa pensa que não quer atuar nas formas descritas nos livros dos Tzaddikim. Nenhuma destas formas funciona. O que funciona é a maneira como nosso Rebe descreve aqui ––"Pegue o que você já tem, você não precisa mais do que isso. Seja o que for que Hashem providenciou para você, sua Yiddishkeit simples. Baruch Hashem você tem uma barba e peyos, você tem Tzitzit e Tefilin e ora todos os dias. Agora pegue o máximo de Torá e mitsvot quanto você pode, e se alegre com o que você consegue fazer. Tome posse dessas coisas –– essa é a sua santa servidão, sua aceitação do jugo de Hashem, e aqui sua proximidade com Hashem pode brilhar " .


O principal serviço de Hashem é Tefillah. Diga Hashem o que você está passando. " Ribono Shel Olam, eu queria ser assim ... (XYZ) . Eu tenho desejado isso por 60 anos ... e eu ainda quero! Hoje, eu quero estar perto de Ti com o que tenho. Não é uma superabundância de luz, com o que eu não tenho, mas para alegrar com a minha observância no Shabat –– "Eu sou o homem mais bem sucedido do mundo! Já fiz isso ! Eu sou um bilionário ! Eu tenho dez carros, e um jato particular. Eu vou voar para Uman a poucas horas. Ah ! Eu tenho uma vida muito boa –– com o quê? Porque eu vou manter o Shabat ! Eu já consegui". Seja feliz no que você está fazendo. Livra-se das fantasias que você não pode servir Hashem se você não for um grande Rosh Yeshiva ou Cabalista –– isso é um disparate! Perceba como tudo o resto é apenas falsas ilusões. Apenas se alegre com Hashem. Você já é grande. "Aqui –– Eu comi comida casher. Eu tenho guardado os meus pensamentos e as minhas palavras. Um momento de silêncio vale todas as riquezas do mundo. "Agora , você está livre para servir Hashem com um sorriso em tudo que faz . Você sabe por quê? Se você olhar para si mesmo corretamente, você já está fazendo um trabalho maravilhoso .


Caros leitores, para ajudar que este projeto continue, veja o seguinte link para fazer seu tzedeka diretamente para Gates of Emunah: http://www.gatesofemunah.org/



Autorizado a Publicação deste artigo em Jornal Mitsvá por: Gates of Emunah

Foto por: sxc

Nenhum comentário:

Postar um comentário