sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Lech Lechá 5774




Às Almas que Avraham Adquiriu 
 
Parashá Lech Lechá, Gênesis 12 - 17 apresenta a vida do Patriarca Avraham. Avraham deixou Charan para Canaã com "as almas que ele tinha feito." A expressão "tinha feito" é muito desconcertante. Eram pessoas que Avraham convenceu para aceitar o monoteísmo. Eles se tornaram seus seguidores. Talvez, isso deveria ter indicado as pessoas que Avraham convenceu ou os membros da comitiva de Avraham.

A Primeira Mishná em Baba Metzia afirma, "Duas pessoas vem a entrar em um tribunal. Ambos estão agarrando um tallis. Cada um diz, 'Eu encontrei o tallis primeiro. Pertence a mim.' Os litigantes juram que eles possuem não menos da metade e o tallis é dividido. "A interpretação Chassídica da Mishná é que duas almas venha na Corte Celestial. Cada um está agarrando uma nova alma que acaba de chegar. Cada alma diz, "Eu trouxe essa pessoa de volta ao Judaísmo –– o mérito é todo meu." Etc.

Quando é uma pessoa uma pessoa? O anterior Lubavitcher Rebe disse que a idade não é medido pela certidão de nascimento. Ele é medido com base em realizações de uma pessoa. Aquelas pessoas que Avraham "fez" foram inicialmente idólatras. As suas obras eram contraproducente e contrária à finalidade da criação. Eles eram inexistentes. Foi somente através do envolvimento de Avraham que foram essas pessoas "feitas".

É muito interessante notar que Israel é sempre referido como Canaã na Torá. Canaã era o quarto filho de Ham. Noé amaldiçoou Canaã que sua descendência seria um povo amaldiçoado –– escravizados aos descendentes de Shem (os Semitas).

O Rei Salomão escreve que ele vê uma vantagem da luz das trevas e da sabedoria da estupidez. Adicionando uma grande quantidade de luz para uma sala iluminada não realiza o que um pouco de luz em um quarto escuro pode. Esta conversão das trevas para a luz representa uma mudança total de paradigma. Canaã para Israel representa essa mesma mudança.

Verdade   

Uma parábola: Um homem, uma vez foi em uma busca pela verdade. Ele viajou por toda parte e encontrou apenas falácia [editor: engano, ilusão...]. Ele subiu em cima de uma clareira e viu uma casa que estava brilhando com luz. Ele entrou pela porta da frente e gritou: "Oiii". Cada sala estava cheia de velas de óleo. As grandes estavam no chão, as menores nas prateleiras.

De repente ele se deparou com um velho que muito bruscamente gritou, "O que você está fazendo aqui?" O homem respondeu: "Eu estou procurando a verdade." "Ohhh", respondeu o velho: "Você veio ao lugar certo. Cada vela representa quanto tempo uma pessoa tem no mundo. As grandes velas são os recém-nascidos, as mais pequenas são os idosos. Essa vela que acabou, ele simplesmente morreu." "Você pode me mostrar a minha vela?", perguntou o homem." O velho balançou a cabeça e disse: "Você não quer ver a sua vela. Estou aqui há anos e nunca vi a minha." "Mas eu estou procurando a verdade, o homem insistiu." Depois de muita persuasão, o velho levou o homem para ver a sua vela.

"É essa aí", disse o homem velho e se afastou. O homem ficou chocado. Não havia óleo deixado em sua vela. Ela estava apenas no fim de um feixe de pavio queimando. O homem começou a entrar em pânico. O que ele poderia fazer? Ele notou uma enorme vela nas proximidades e uma concha pendurada na parede. Ele poderia? Deveria? Com as mãos trêmulas o homem tirou a concha, viu que o velho não estava por perto e começou a mergulhar a concha para a grande vela. De repente, o velho entrou, "Pare! Você quer a verdade, ou você quer a verdade do jeito que você deseja isso seja?"

Pense nisso.

Por: Rabi Herschel Finman.



Herschel Finman é um Rabino da Chabad servindo a grande Detroit e o ciberespaço. Por mais de 20 anos, o Rabi Finman ensina Kaballa, Chasidus e Judaísmo em uma variedade de configurações; em casa, escritório, telefone, conferência na web. © 2013 by Herschel Finman.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário