quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Melhor Conselho




Reb Nosson escreveu: "O desejo do Rebe mais ardente... foi para nós a viver os seus ensinamentos em um nível prático e para cumpri-los de acordo com seu significado simples. Ele queria que as pessoas pudesse compreender tudo o que estava implícito em suas palavras e para recolher os conselhos  constantemente. Aconteça o que acontecer a nós, a qualquer momento, dia ou noite ... em casa ou fora ... jovem ou velho ... em assuntos pessoais ou problemas em casa ... em nosso comportamento com aqueles que estão mais próximos e queridos ou aqueles que estão mais distantes de nós––  não há assunto que afeta nossas vidas que não podemos encontrar nos ensinamentos,  bons conselhos e direção do Rebe. Isto é verdade se estamos para baixo, D-us não o permita, ou se, em qualquer nível e em cada situação que enfrentamos em nossas vidas. " (Folhas de Viver, pág. 114)

O que isso significa para mim?

Lembro-me de uma vez reunido com um verdadeiro Cabalista de uma longa linhagem de mekubalim que disse ao meu marido: "Como você pode realmente entender qualquer coisa de Likutei Moharan do grande Rebe Nachman a não ser que você seja mesmo um mekubal? É tudo Kabbalah!" Meu marido não estava disposto a concordar com tal grande rabino, mas depois que saímos, ele me disse: "Esta é uma das diferenças entre um mekubal e um chassid. Não importa o quão sublime as lições do Rebe Nachman são, eu sei que há sempre algo prático para mim aplicar à minha vida onde estou, em cada lição."

Na carta levantada acima, Reb Nosson enfatiza a forma como estamos a recolher os conselhos constantemente a partir dos ensinamentos de Rebe Nachman––e só podemos fazer realmente aplicando ao seu estudo para o melhor de nossa capacidade.

*Escrito por: Yehudis Golshevsky
*Este artigo foi publicado no site oficial do Instituto de Pesquisa Breslov, Israel.
*Traduzido e publicado por Jornal Mitsvá com a permissão de BRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário