quarta-feira, 26 de junho de 2013

Quem é Justo?

Quem é Justo?



Uma pessoa que não aceitar amorosamente tudo o que lhe acontece na vida de fato faz uma declaração de que ele não gosta do jeito que Hashem governa o mundo; em outras palavras, ele acha que Hashem o trata injustamente. A Corte Celestial considera tal atitude desfavorável. Assim, o tribunal Celestial abre os arquivos da pessoa descontente, desesperada ou triste e verifica se há alguma verdade para a sua queixa. Talvez Hashem realmente esqueceu, D-us me livre, a pagar-lhe por alguma coisa? Talvez, D-us me perdoe, Ele realmente não julgou com justiça? Apenas suspeitar de Hashem da injustiça é insulto e heresia.

Antes de continuar, aqui está um importante princípio espiritual para manter sempre em mente: D-us é sempre misericordioso, mas os juízes da Corte Celestial julga de acordo com a letra da lei –– e sem misericórdia.

Vamos ver agora o que acontece com a pessoa que reclamou. A Corte Celestial microscopicamente examina arquivos do reclamante. Depois de muita análise, a verdade torna-se facilmente perceptível na Corte Celestial: Não são apenas as queixas da pessoa contra D-us infundadas, mas o oposto é verdadeiro. Esta pessoa tem uma lousa substancial das dívidas espirituais em dívida resultantes de suas transgressões, para o qual ainda não foi tentado porque D-us, em Sua infinita misericórdia, adiou o julgamento. Hashem tem dado essa pessoa várias chances para corrigir a si mesmo (o que a pessoa ainda não tenha feito). Quando a Corte Celestial descobre isso, ele tenta a pessoa de acordo com a letra da lei, sem piedade exigindo medidas punitivas para cada pequeno delito. Agora seus problemas realmente começam.

Esta é a razão pela qual as orações de uma pessoa são ineficazes quando ele chora e reclama. Todos os seus pedidos, orações e súplicas volta de mãos vazias. Todos os portões Celestiais, portas e janelas estão fechadas diante dele. Talvez um anjo sequer é enviado para re-gesso todas as paredes para garantir que não haverá a menor fenda através da qual o reclamante pode ter uma palavra. Tudo é completamente selado diante dele. "Você gosta de chorar", a Corte Celestial, diz para ele, "então nós iremos fornecer-lhe razões para continuar a chorar" (D-us me livre). "Não se preocupe; nós temos todas as ferramentas necessárias para ajudá-lo a chorar, tanto quanto você quiser ..."

Por outro lado, quando uma pessoa vive sua vida com gratidão, todos os portões Celestiais, portas e janelas são abertas diante dele. Talvez um anjo sequer é enviado para derrubar as paredes de modo que não deve haver qualquer impedimento de bloquear seus agradecimentos de subir diante de D-us. "Você gosta de agradecer?" a Corte Celestial lhe diz. "Nós vamos dar-lhe muito a agradecer. Vamos ter certeza de que você não vai parar de louvar e dar graças a D-us."

Se você gostaria de ver todo o bem e a bondade que D-us conceda sobre você e encha sua vida com gratidão, aqui está uma sugestão útil: pegue um caderno e anote todas as gentilezas e pequenos milagres que Hashem faz para você. Então, agradeça a Ele por todos os detalhes que você gravou. Qualquer um que faz isso será automaticamente preenchido com alegria. Ele vai descobrir que a vida é cheia de bondade do Criador e que o seu caderno não é grande o suficiente para gravar todo o bem que D-us envia o seu caminho. Além disso, ele vai experimentar mais e mais milagres e maravilhas em sua vida.

[nota do editor: Obrigado Hashem por enviar o tsadic Rabi Shalom Arush para nos ensinar Torá; Obrigado Hashem pelos leitores de Jornal Mitsvá e espalhando a luz do tsadic nas terras brasileiras, abençoando nossos lares, Graças a D-us.]

Com um caderno de gratidão, uma pessoa pode saborear o paraíso neste mundo. Hashem perdoa todos os pecados dessas pessoas gratas que estão felizes com a sua sorte e aceita tudo o que lhes acontece com o amor. Ele até perdoa os pecados que a Torá considera imperdoável. Isso não é tudo –– pecados intencionais de uma pessoa se transforma em méritos, porque a sua gratidão traz a TESHUVÁ por amor.
 
O livro Netivot Olam afirma que Hashem perdoa os pecados de uma pessoa que aceita tudo o que acontece a ele com alegria e adoração –– medida por medida. É como se D-us diz: "Assim como esta pessoa aceita do jeito que Eu dirijo o mundo com amor, então eu aceito seu comportamento com amor." O que poderia ser melhor?

Por: Rabi Shalom Arush
Breslev Israel


*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário