quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Edificando Nossas Preocupações





Rebe Nachman de Breslov ensinou ...

Reb Nosson escreveu: "Nós temos que  elevar todas as nossas preocupações e ansiedades, desde modo,  nós tememos nada mas que D-us. Devemos saber e crer que toda a ansiedade e os medos que vêm em cima de nós, especialmente os que estamos experimentando agora, são destinados a lembrar-nos a temer a D-us. Pois quando lembramos a temer a D-us, mesmo sabendo que em nosso coração estamos longe de ser inocente, ainda podemos imediatamente alegrar e ser verdadeiramente vivo –– pois o "medo de D-us dá vida." (Provérbios 19:23)."
(Folhas de Viver, página 64)


O que isso significa para mim?

Nos ensinamentos do Rebe Nachman e outras obras  Chassidica encontramos um conceito chamado "medos caído" tal como encontramos o conceito de "amor caído." A idéia básica é que a máxima expressão de nossos potenciais emocionais em sua conexão com D-us, mas estes potenciais podem também "cair" nas mais baixas expressões negativas. O medo da dor, pobreza, doença, pessoas e situações é extraviado ou caído porque ele concentra-se em efeitos, ao invés de causa. Uma pessoa de fé sabe que nada acontece neste mundo, se isso ainda não foi decretado do alto. Quando começar a olhar mais alto, em direção a causa de tudo, então meu medo — que não é medo de punição, mas a consciência da presença sempre de D-us e um pavor de fazer isso que cria uma barreira entre nós. Minha consciência da consciência de D-us e julgamento é parte complementar do meu amor por D-us e minha noção de Seu amor por mim. O amor me faz valorizar nossa proximidade; o medo me ajuda a se abster de fazer qualquer coisa para prejudicar nossa relação. Este é o "_yirah l'chaim_,  “o medo que é uma força de melhoria de vida" é uma parte vital de nosso serviço Divino.

*Escrito por: Yehudis Goldshesky
*Este artigo foi publicado no site oficial do Instituto de Pesquisa Breslov, Israel.
*Traduzido e publicado por Jornal Mitsvá com a permissão de BRI.

© Copyright 2012 Breslov Research Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário