domingo, 23 de setembro de 2012

A Vida Doce





Eu e meus alunos vivemos uma vida doce. Tudo em nossa yeshiva, Chut Shel Chesed em Jerusalém, e todos os ensinamentos de Rebe Nachman são sobre viver uma vida doce. Não é difícil. Eu vou compartilhar alguns segredos simples com você, para que você possa viver uma vida doce também.

Primeiro de tudo, nós não falaremos uma única palavra depreciativa sobre qualquer ser humano. Uma pessoa tem que ser um herege total para falar ou para ouvir uma única palavra de não-cortesia a cerca de ninguém. Qualquer pessoa com o mínimo conceito de emuna sabe que Hashem criou cada pessoa com os seus próprios talentos especiais e missão indivídual sobre a terra. Quem tem o direito de falar sobre uma das criações especiais de Hashem? Isso é loucura total! Apesar da minha mais do que movimentada agenda, eu me tornei acessível a todos os meus alunos e para todos aqueles que frequentam minhas palestras. Eu ouço um monte de problemas das pessoas. Mas, eu não estou disposto a ouvir qualquer um que fala sobre outra pessoa.

O Rebe Nachman ensina-nos a olhar para o bem de todos. Este é um ensinamento cardeal em pensamento Breslev. Não se pode implementar esta se ele ou ela ouve coisas ruins - ou fala negativamente - sobre outras pessoas. Com a implementação dos conselhos de Rebe Nachman, nós vivemos uma vida doce, não vamos deixar que nada nem ninguém estragar a nossa vida doce.

As pessoas perguntam: "Quem é o Breslev real?" Todo mundo é. Nós amamos todos eles e respeitamos todos eles, se são estudantes de Rav Kenig, ou alunos de Rav Schick, estudantes de Rav Berland, NaNachs, ou quem quer. Todos eles têm uma parte igual em Rebe Nachman. Eu vou dar um passo adiante - nós amamos todos os Judeus: não importa se eles são Lituano, Sefardita, ou Chassídico. Nós não me importaremos qual a cor de sua pele ou qual é a cor de sua kipá é. Nós amamos especialmente nossos soldados e nossos irmãos ainda-não-religiosos também. Nossa nação é uma nação de pessoas justas. Quem pode falar sobre eles?

Gostaria de saber mais alguma coisa? Nós amamos toda a humanidade. Uma das minhas maiores alegrias é ouvir sobre uma pessoa em Singapura ou no sul do Texas, que agora está conversando com Hashem todos os dias. E isso não é apenas conversa agradável. Você encontrará meus alunos espalhando a luz de emuna em todo o mundo, entre Judeus e não-Judeus.

Nós abrigar nenhuma malícia para inimigos ou alguém que queira nos prejudicar. Tudo vem de Hashem; nossos erros simplesmente traz coisas desagradáveis. Hashem, por vezes, deve colocar-nos a fazer teshuvá. Então, não fique chateado quando alguém faz problemas para nós, isso não é deles - é Hashem! Quando você vêHashem, você vive uma vida doce.

Claro, todo mundo reconhece Hashem. Mas poucas pessoas realmente acreditam que ein od milvado, não há ninguém, mas Ele! E ainda menos pessoas realmente acreditam que Hashem faz tudo para o melhor. Quando você acreditar que essas duas coisas - ein od milvado e que tudo é para o melhor, você vive uma vida verdadeiramente doce.

Não julgue os outros, nunca. Você não pode saber de todos os fatos, e, sem os fatos, você não pode julgar uma pessoa justamente. Se a cabeça de uma pessoa é cheia de confusão sobre outras pessoas e o que ele percebe sobre eles, ele não pode aprender Torá.

Aprender a Torá não é um objetivo final como muitos compreendem errado. Aprendizagem da Torá é projetado para trazer uma pessoa para emuna e à santidade. Quando o foco da sua vida é em emuna e santidade, você vive uma vida doce. As pessoas são amargas, porque eles estão longe de emuna e longe da santidade. Então, se você está aprendendo Torá ainda você sinta amargura na vida, isso significa que você não está aprendendo Torá com os objectivos próprios.

Todos os nossos livros e CDs são sobre como viver uma vida doce - uma vida livre de dívidas, porque nós pagamos apenas dinheiro, felicidade conjugal e alegria de nossos filhos.

Nós não competimos com ninguém. Nós simplesmente temos nosso próprio nicho pequeno onde servimos Hashem. Eu ficaria extremamente feliz se todos fossem melhores do que nós. Nós não invejamos ninguém, porque nós estamos muito satisfeitos com a nossa própria sorte na vida. Isso é doçura. Se alguém quiser se juntar a nós, tudo bem! Mas, Deus me livre, nós não tentaremos forçar as nossas crenças sobre ninguém.

Hashem é tão perdoador, mas Ele não pode suportar a promiscuidade. Promiscuidade destrói a doçura da vida e bênçãos, especialmente de renda. Então, seja completamente firme e leal ao seu parceiro em todos os níveis do corpo, mente, e alma, não só é proibido o contato físico com ninguém que não seja seu cônjuge, mas olhando ou pensando em outra pessoa é igualmente devastador. Portanto, não toque em ninguém do sexo oposto fora do contexto do casamento. Dessa forma, você terá uma vida doce.

Então é realmente simples! Desejo-lhe uma vida doce demais, e um Ano Novo maravilhoso!



Por: Rabi Shalom Arush
Breslev Israel


*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário