quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Conectando-se ao Tsadic, Parte 3









Liderando o Caminho

Apenas o Rei pode limpar nossas ardósias perfeitamente [nota do editor: Sinônimo de ardósia: lousa.] Para a nossa teshuvá ser real, nós temos que fazer Hashem nosso Rei. Rebe Nachman nos diz como coroar Hashem: fazemos isso por confessar nossos pecados para o tsadic da geração.

Rebe Nachman de Breslev foi o único tsadic que ordenou a seus alunos e discípulos a confessar na frente dele. Quando os Chassidim viria para ele antes de Rosh Hashaná, ele diria a cada um individualmente, "Agora me diga o que Hashem, você, e eu já sei." Um por um, os Chassidim iria passando em uma única fila pelo Rebe e confessar. Isso aconteceu em Erev Rosh Hashaná, o dia antes de Rosh Hashaná. Se eles não lembrar o que eles fizeram de errado, o Rebe iria lembrá-los. Então, eles passam todo o resto do dia fazendo teshuvá com lágrimas escorrendo pelo rosto. A cidade de Breslev e, posteriormente, Uman, era uma fábrica de teshuvá grande na véspera de Rosh Hashaná. Um iria para o Rebe, em seguida, saia um penitente chorando. Isso durou todo o dia até pouco antes do anoitecer.

O Rebe nos ensinou que quem faz o seu melhor para fazer teshuvá e vem com ele para Rosh Hashaná tem nada para se preocupar durante todo o ano. "O que você está preocupado, já que estou liderando o caminho para todos vocês", declarou Rabbenu.

Aqui está uma notícia: o Rebe ainda está muito vivo e com a gente. Não no sentido corporal, mas espiritualmente. Sem as limitações de um corpo físico, o poder do Rebe é sempre muito maior. A filha de Rebe Nachman, Sarki uma vez lhe perguntou: "Tatty (pai, em Iídiche), o que será quando você não estiver mais conosco em carne e osso?" Rabbenu prometeu a sua filha que se ela fosse ao seu túmulo, seria como falar com ele de uma sala adjacente.

Eu estou em uma perda total de palavras para descrever Uman o que é um presente, que ainda podemos ir e falar com o verdadeiro tsadic da nossa geração. Quem pode descrever a santidade ou o privilégio de ser capaz de chegar perto do Tsadic. Nós apenas temos que gritar a nossa gratidão a Hashem. Quando contemplamos a nossa sorte, podemos mais facilmente compreender o que Rebe Natan disse que ele estava disposto a rastejar sobre suas mãos e pés ao longo de uma estrada de lâmina de faca para chegar a Uman em Rosh Hashaná. Ninguém pode descrever o que uma pessoa merece em Uman. Uma pessoa é tão elevado em Uman que ele transcende o seu próprio nível espiritual. Espiritualmente falando, ele sobe um milhão de milhas para cima. Como pode ser isso? O Rebe puxa-lo. O Rebe levará você mais alto e mostra o que você pode alcançar neste mundo. O Rebe lhe dá um vislumbre do que é verdadeiramente valioso neste mundo. Depois que uma pessoa ouve um "amém, y'hei shmay raba" em Uman, ele não se importa mais com restaurantes Chineses ou os New York Knicks. Tudo o que ele quer é outro sabor da verdadeira oração, outro tikkun klali, e outra página de Gemara. O Rebe traz o melhor em cada um de nós.

Algumas pessoas pensam que não precisam da ajuda do verdadeiro tsadic da geração. A Gemara prova que eles estão absolutamente errados. No tratado Sota7b, a Gemara diz que os ossos de Yehuda foram rolando em seu caixão, em outras palavras, que ele não tinha descanso eterno. Yehuda foi o antepassado do Rei David e Moshiach, o patriarca da tribo mais importante de Israel e um perfeito tsadic. A Gemara nos diz que ele ainda precisava das orações de Moshe Rabbenu, o tsadic da geração, para que ele pudesse ter o seu descanso eterno.

Se Yehuda, o filho de Yaakov Avinu precisava das orações do verdadeiro tsadic da geração, então nós certamente. Yehuda durante sua vida confessou para Hashem, mas não adiantou nada até Moshe Rabbinu rezou por ele. Temos de confessar na frente do verdadeiro tsadic da geração para atingir teshuvá real e a nossa correção de alma genuína.

As pessoas têm outras reclamações: Eles dizem que já estão conectados a um grande tsadic nesta geração. Mesmo o maior tsadic nesta geração precisa de Rebe Nachman para sua correção de alma. Sem Rabbenu, mesmo o maior tsadic está em grandes apuros. Ainda mais assim, quanto maior é uma pessoa de estatura, mais ele precisa do Rabbenu. Os rabinos de grande nome precisam muito do Rabbenu mais do que o homem simples na rua precisa, porque as transgressões dos grandes rabinos são cem vezes mais grave que os pecados de um Judeu simples. Os grandes Rabinos são muito mais propensos a arrogância, a tirar proveito do seu estatuto, para dar às pessoas o conselho errado, ou de usar a religião para seu próprio ganho pessoal. Eles não podem corrigir as suas próprias almas e muito menos as almas de outras pessoas. Os rabinos de grande nome devem ser os primeiros no plano para Uman a cada ano. Eles precisam do Rabbenu.

Chegamos perto de Rabbenu para aprender os seus ensinamentos e aplicá-las em nossas vidas diárias. Nós aprendemos os ensinamentos do Rebe, e recolher o seu conselho deles. Isto é como nós expressamos nossa crença no Rebe. Os céticos levantam uma sobrancelha e perguntam: "A crença no Rebe? Crença em carne e sangue ?"Aparentemente, eles não sabem o que diz a Torá em Parashá Beshalach, em Shirat HaYam, uma seção que dizemos todos os dias do ano:

"E eles acreditaram em Hashem e em Seu servo Moisés" (Shemot 14:31). A crença no verdadeiro tsadic, o Moshe Rabbenu de nossa geração, situa-se fora da Torá.

Não há diferença entre Rosh Hashaná com Rabbenu Nachman e Rosh Hashaná com Moshe Rabbenu. Na verdade, o Rebe nos revelou que Hashem deu-lhe Rosh Hashaná como um presente. Toda a criação depende de Rosh Hashaná em Uman. É por isso que o Rebe nos ordenou a declarar: "Ninguém pode estar ausente."

Para ser continuado...


 
Por: Rabi Shalom Arush

*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário