terça-feira, 14 de agosto de 2012

A Casa de Oração para todas as Nações (Isaías 56:7)



A visão de Ezequiel do Terceiro Templo.
Ensinamentos do mestre Cabalista 
 Rabino Moshe Chaim Luzzatto.

"O Templo é o ponto central onde todos os ramos da Árvore da Vida se conecta com as suas raízes, canalizando um fluxo de sustento e bênção para o mundo inteiro."

O Templo não é um objeto de adoração. É um holograma incorporado em edifícios e serviços mostrando para toda a humanidade que a oração realmente funciona! Não deveria ser surpresa que o sistema de Nomes Santo, letras e números incorporados no Templo são tão elaborados. As pessoas não se queixam sobre a complexidade dos carros, computadores e outras maravilhas. Eles simplesmente esperam que eles funcionem! Não é necessário entender todos os detalhes de Mishkney Elyon (Habitações do Supremo), a fim de compreender que o poder do Templo como um canal de Shefa está ligado com o poder das Letras da Criação.

Essas "Letras da Criação" são os próprios "anjos" que Jacó viu subindo e descendo a escada. A imagem de anjos subindo e descendo a escada para o Céu é um símbolo gráfico para toda a humanidade, Judeus e Gentios, Cabalistas e não Cabalistas, expressando como as letras de nossas orações e canções "erguem" a Deus, de modo a suscitar um fluxo descendente de bênçãos e sustento.

As letras e palavras são os blocos de construção de todas as línguas humanas. A mensagem essencial do Templo é que a linguagem não é apenas o meio de comunicação entre as pessoas, é o nosso meio de comunicação com Deus. Rezar para Deus em qualquer língua cria uma escada de conexão. As letras de nossas orações canaliza o poder do arquétipo "Letras da Criação", a "Palavra de Deus", que trouxe todas as coisas à existência.

A oração pode ser oferecida a qualquer momento em qualquer lugar. O sistema de letras que traz o Templo Sagrado em existência é da "Linguagem Sagrada", o idioma Hebraico sagrado como revelado na Bíblia. Mas todas as línguas estão enraizados nas letras do Aleph Beit, e, portanto, têm o poder de subir a escada para o Céu. Nas palavras do Rabi Nachman de Breslov: "Sua língua e fala são sagrados quando os santifica. Quando as pessoas falam a Deus em sua própria língua, é também chamado de"Língua Sagrada". Santifica sua língua com palavras de santidade e se proteja contra todas as formas de falar mal" (Likutey Moharan I, 19).

Somente através do poder da oração a Casa de Oração para todas as Nações descerá do Céu para ser eternamente estabelecido na terra. Quanto mais nos concentramos nossas orações e pensamentos sobre o templo, mais perto nós trazemos o sonho do templo.

Nas palavras do Midrash:

"Ezequiel disse ao Santo bendito-seja-Ele: 'Mestre do Mundo: Nós estamos agora no exílio, e Tu me diz para ir e informar o Povo Judeu sobre o plano do Templo? “Escreva isso diante de seus olhos, e eles guardarão todas as suas formas e todas as suas leis e fazê-las.” Como eles podemfazê-las? Deixe-os até que eles saiam do exílio, e então Eu irei e dizer-lhes." O Santo bendito-seja-Ele disse a Ezequiel: Só porque Meus filhos estão no exílio, isso significa que a construção da Minha Casa deve ser interrompida? Estudando o plano do Templo na Torá é tão grande quanto realmente construí-la. Vá e diga-lhes para fazer isso a sua ocupação para estudar a forma do Templo, como explicado na Torá. Como sua recompensa para este estudo, Eu darei a eles crédito como se eles estão realmente construindo o Templo" (Midrash Tanchuma, Tzav 14 ).

*Retirado do livro “Segredos do Templo Futuro. Por Rabi Moshe Chaim Luzzatto (“RaMChaL”).

*Tradução para o Inglês por Avraham Yehoshua Greenbaum - Azamra Institute.

*Publicado com autorização do Rebe para Azamra do Brasil, e Jornal Mitsvá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário