domingo, 8 de fevereiro de 2015

Amor e Paz




Feigie Channa, OB"M

Nosso amado e estimado Rabino Shalom Arush responde a um repórter curioso da mídia após o funeral de sua neta bebê, Feigie Channa, de abençoada memória...

Nota do editor: O nosso amado rabino e professor Rav Shalom Arush shlit'a falou as seguintes palavras de consolo e encorajamento após o funeral de sua neta, em Jerusalém, no domingo, 25 de janeiro de 2015. Isto foi em resposta a um repórter da mídia que perguntou ao Rav Shalom, "Como você explica a trágica morte de um bebê de 18 meses de idade, que nunca cometeu um pecado em sua vida?" Aqui está a resposta de Rav Arush:

Você faz uma pergunta? Eu faço mil perguntas! Porque as pessoas não respeitam um ao outro? Por que as pessoas são tão rápido para prejudicar um ao outro? Porque as pessoas não julgam uns aos outros de forma justa? Por que não estão atenciosos com o outro? Você quer que eu continue? Tenho muitas perguntas...

Por que olhar para o mundo quando o Povo Judeu não pode se dar bem uns com os outros? Eu não lido na política, nem estou envolvido na política, mas olhe como estamos dilacerados com dissensão, luta e brigas sem sentido. Em vez de mantermos juntos, estamos fragmentados em todos os tipos de pequenos grupos; é tudo em torno de nós e eu não preciso entrar em detalhes.


Todo pai e mãe quer ver seus filhos se dando bem com o outro. Hashem é um Pai amoroso, muito mais do que qualquer um de nós pode imaginar. Como um pai amoroso, Ele quer o melhor para seus filhos. Mas temos de fornecer um receptáculo para a abundância Divina, todos os dons que o Criador quer nos dar. Esse recipiente é o amor e paz. O mundo inteiro depende do amor e da paz. Onde não há amor, não a paz, o mundo se torna um lugar terrível. De fato, ele não pode existir. Não é de admirar que tudo parece estar desmoronando em todo o mundo...

Muitos grandes tzaddikim perderam criancinhas - Rebe Nachman de Breslev, Rabi Meir HaNess, Rebe Yochanan, só para citar alguns. Como escrevi no livro Garden of Emuna , algumas almas vêm a esta terra por um breve período de tempo; eles realizam a sua missão designada e, em seguida, parte deste mundo.

A morte da minha neta é sem dúvida uma expiação por toda a discórdia dentro do Povo Judeu, a falta de amor e paz. A razão que as pessoas não se dão bem é porque eles não têm emuna. Se todo mundo ficasse feliz com o seu próprio lote na vida, nós teríamos paz e harmonia. Emuna leva uma pessoa para ser feliz com o que tem e não tenta tirar algo de ninguém. Emuna é, portanto, a chave para a paz, não só entre nós, mas globalmente.

Quando se trata de Emuna (Fé), não há diferença entre um Judeu e um não-Judeu; nós dois temos que crer no Deus Único. No entanto, quando se trata de mitsvot, nós, os Judeus devemos manter 613, enquanto os não-Judeus são obrigados a manter sete. Desde que não há nenhuma diferença entre nós em emuna, temos que ensinar emuna mundialmente. Já, dezenas de milhares de não-Judeus têm lido meus livros. Eles devem aprender emuna também e é nosso trabalho ensiná-los.

Sim, eu choro, e eu sinto uma dor tremenda. Apenas neste Shabat passado, minha neta, que descanse em paz, estava conosco. No entanto, eu aceito o decreto do Criador com amor absoluto e sem perguntas de qualquer natureza. Ele é justo e Ele é compassivo, e tudo o que Ele faz é para o melhor absoluto, sem sombra de dúvida. Isso deve estimular-nos para trazer mais amor e paz para o mundo. Fazemos isso por espalhar emuna. Esta é uma responsabilidade solene para todos nós. Que possamos merecer um mundo de paz e amor, e ninguém possa ter mais sofrimento, amém.

Por: Rabino Shalom Arush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário