domingo, 19 de maio de 2013

Mãos de emuna [Fé]

Mãos de Emuna




Quando uma pessoa se conecta a Hashem por meio de emuna, ele recebe um presente maravilhoso: Hashem ilumina seu cérebro com idéias que ele é capaz de compreender. Não só isso, mas ele recebe essas idéias de uma forma abençoada, apesar do fato de que Hashem está levantando-o a um nível espiritual mais elevado, ele continua humilde. Ele flui em harmonia com a criação e o fluxo da criação com ele. Hashem leva uma pessoa no caminho que ele escolhe, como o Rei David disse no Salmo 121, "Hashem é a sua sombra." Se uma pessoa anula-se a Hashem e Sua Torá, a vida avança como deveria. Mas, se uma pessoa pensa que pode burlar os mandamentos da Torá, então a paz de espírito contorna-lo.

Assim como na criação, a noite vem antes do dia, também devemos colocar a "noite" antes do "dia", colocando emuna antes da lógica e do intelecto. Não importa o que nos acontece na vida, devemos primeiro avaliar as coisas através dos olhos da emuna. Uma vez que nós fazemos isso, nós vamos saber o caminho correto e lógico a seguir.

Rebe Nachman explica (veja Likutei Moharan I: 91) a passagem da Torá (Êxodo, cap 17:12), "E houve emuna em suas mãos até o pôr do sol": Ele diz: "Existem vários tipos de emuna. emuna que está só no coração. Mas o mais importante é que uma pessoa deve ter emuna que permeia todas as suas extremidades. Pois o Ariza'l explica que uma pessoa deve elevar as suas mãos no momento da lavagem para o pão para que as mãos alcance o nível de sua cabeça, para que eles possam receber a santidade. Acontece que, a fim de fazer isso, é preciso emuna nas mãos, acreditar que em virtude de elevar elas ao nível de sua cabeça, ele recebe santidade . Pois sem emuna, não há mitsvá, como o rei David diz (Salmo 119:86), Todos os Teus mitsvót [mandamentos] são emuna. E quando uma pessoa tem emuna como isto, a emuna se espalha para sua mente. Quanto mais ele se mantém em emuna, mais ele atinge a inteligência. O que ele teve uma vez em que acreditar, ele agora se agarra com inteligência desde que ele atingiu um nível mais elevado de emuna. Tal era a fé de Moisés - era tão forte que permeou todos os seus membros. Suas mãos tiveram tanta emuna, até o pôr do sol, em outras palavras, quando ele poderia compreender a sabedoria subjacente de tudo, pois o sol é uma metáfora para a sabedoria.


Desde que Hashem revelou no Monte Sinai, o Povo de Israel tem entendido o segredo de "Faremos e ouviremos" (Êxodo 24:7). Quando Hashem deu-lhes a Torá por meio de Moisés, eles perceberam que eles devem comprometer-se a cumprir os mandamentos da Torá por meio de emuna, apesar do fato de que eles não entenderam a lógica subjacente e a razão de cada mandamento. Mas, em primeiro lugar, cumprir o mandamento, que acabaria por obter uma visão e compreensão do mandamento. Em virtude da emuna, eles foram capazes de "fazer" antes que eles pudessem "ouvir", ou compreender.
 
A mentalidade da emuna, quando fazemos a vontade de Hashem antes mesmo de entender o porquê, é algo que devemos aplicar para todas as facetas da vida. Cada vez que uma pessoa age dessa maneira, ele na verdade renova a sua própria recepção pessoal da Torá. Emuna deve ser uma segunda natureza para nós, assim como beber quando estamos com sede. Na verdade, devemos temer colocar o nosso intelecto antes da emuna assim como temos medo de tocar brasas quentes.
 
Como é que um faz emuna sua segunda natureza, quando ele ou ela pode ativar automaticamente emuna antes da lógica e intelecto? A resposta é que tudo o que acontece a uma pessoa, ele deve dizer para si mesmo - de forma audível - "isso é o que Hashem quer e tudo é para o melhor!" Sua primeira reação deve ser de emuna, em que ele olha para a providência Divina e o bem inerente a tudo o que acontece em sua vida. Rebe Nachman nos adverte para nunca atribuir qualquer acontecimento ao acaso ou destino, pois tudo é o resultado da vontade de Hashem. Por isso, a reação inicial de um, tanto em pensamento e ação deve ser uma reação de emuna.

Você foi demitido de seu trabalho? Será que alguém lhe enganou ou roubas-te? Você recebeu um bilhete de estacionamento ou uma multa? O seu filho foi suspenso da escola? Alguém bateu em seu carro no estacionamento? Primeiro de tudo, diga para você mesmo, desde já tudo isso é para o melhor. Mesmo se você não entender o porquê, isso é o que Hashem quer e tudo é para o melhor, mesmo que a sua lógica está tentando ditar o contrário. Em vez de cair nas armadilhas de raiva, ansiedade e depressão, faça exatamente o contrário: sorria e reaja com emuna. Esta é a primeira fase de internalizar a mentalidade de emuna "emuna antes do intelecto."

Quando uma pessoa se acostuma a reagir com emuna em ação e linguagem, a mentalidade de emuna se tornará um padrão de comportamento que não só penetra o coração e o cérebro, mas todos os membros do nosso corpo. Ao treinar na ginástica, um atleta deve repetir um determinado exercício centenas de vezes antes de se tornar polido e uma segunda natureza. Por "exercício" nossas emoções com emuna e vocalmente dizendo-nos que tudo é de Hashem e tudo para o melhor, a nossa emuna torna-se "polido" e uma segunda natureza também. Também podemos lembrar-nos que tudo o que acontece conosco é também o resultado da compaixão de Hashem, misericórdia e amor por nós, e por isso, certamente, para o melhor, não importa o que parece contrário. Com o tempo, treinando-nos em emuna, nosso intelecto se torna subserviente a nossa emuna. Eventualmente, a emuna vai se espalhar para todas as partes do nosso corpo, na medida em que nós vamos estar praticamente sendo capazes de ver como tudo que Hashem faz em nossas vidas é para o melhor, amém!

Por: Rabi Shalom Arush
Breslev Israel


*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário