quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Espada Brilhante



Rebe Chanina ensina que quem reza longamente terá suas orações respondidas (Berachot, página 32). Sabe o que isso significa? Isso significa que, se ainda estamos na Diáspora e exílio, é só porque não temos orado o suficiente. Muitos de vocês que estão lendo isto não acredita no que eu estou dizendo, isso é prova de que você não acredita no poder da oração. Eu não culpo você –– seus pais e professores não acreditam no poder da oração, e eles não ensinaram você. Mas este não é apenas um problema seu –– o povo Judeu desde o tempo de Moisés tem feito coisas maravilhosas na Torá e na mitsvá da observância, mas eles não acreditaram no poder da oração.

Rebe Nachman ensina (ver Likutei Moharan I: 2) que a arma do Povo Judeu é a oração. Você sabe por que temos problemas? Nós somos como um soldado confuso e aterrorizado que está cercado por inimigos que têm tanques, artilharia, mísseis e qualquer outro tipo de arma. Porque o nosso soldado está tão desnorteado e assustado? Ele está desarmado! Mas, realmente, ele está armado. Não só isso, mas ele tem melhor poder de fogo do que todos os inimigos juntos. A tragédia é que ele não só não sabe como operar sua arma, ele não acredita em sua arma! Essa é uma história triste.

O Povo Judeu são como aquele soldado triste. Este mundo é um campo de batalha e a vida na Terra é uma guerra constante. Não há nenhuma maneira de adoçar este fato. A única forma de derrotar nossos inimigos ––a inclinação para o mal e todas as tentações que nos rodeiam –– é usar a nossa arma da oração.



Não pense que eu não tenho uma inclinação para o mal. Minha inclinação para o mal poderia matar –– quinhentas pessoas de uma só vez. Mas eu luto com ele, eu não dou para ele. Eu nunca coloquei minha arma a baixo, porque é perigoso fazê-lo. Eu tenho essa espada brilhante que não apenas cega minha inclinação para o mal, mas desmembra-lo –– a minha espada brilhante é a oração –– lotes disso.

[nota do editor: O Rebe Nachman revelou o Tikkun HaKlali –– O Remédio Geral, uma seleção de dez Salmos para trazer cura, proteção, alegria. Os Dez Salmos são: Salmos 16, 32, 41, 42, 59, 77, 90, 105, 137 e 150. Shalom!]

Eu sempre ponderei a livre escolha; há muito tempo, cheguei à conclusão de que nossa única opção gratuita é o desejo de rezar ou não.

Talvez a natureza dita uma determinada situação, mas a oração está acima da natureza, melhor ainda, a oração dita a natureza.

Uma das partes mais importantes de teshuvá é resolver para fazer melhor. As pessoas fazem todos os tipos de resoluções, especialmente no Ano Novo, mas a esmagadora maioria nunca muda. Eles caem de volta aos velhos hábitos e padrões antigos. Sua teshuvá não valia muito porque a resolução de fazer melhor era fraca demais para durar. O que é uma resolução? Uma resolução é uma promessa solene para melhorar. Nós não podemos melhorar por nós mesmos, pois precisamos de ajuda de Hashem, que alcançamos por meio da oração. Então, se você deve orar para melhorar, e você deve melhorar para que a resolução tenha sido sincera, então, por lógica, a oração é a única solução legítima!

Rebe Chanina ben Dosa poderia dizer se uma pessoa doente se recuperaria ou não. "Eu não sou nem um profeta nem filho de profeta, mas quando eu sou capaz de rezar pela recuperação de uma pessoa, eu sei que ele vai viver!" Como ele sabe disso? Rebe Chanina ben Dosa sabia que se temos sido autorizados a orar por alguém, então Hashem certamente cura essa pessoa, uma vez que, por natureza da criação, a oração produz resultados.
 
As pessoas protestam e dizem para mim: "Eu orei, mas eu não vi resultados!" Não há tal coisa. O simples fato que você orou significa que Hashem habilitou você a rezar.

Hashem quer que oremos por tudo, porque qualquer coisa que nós alcançamos sem oração é prejudicial para nós. Os grandes tzadikim tinha vidas tão difíceis porque Hashem queria ouvir as suas orações. Sem suas tribulações árduas, Rebe Nachman de Breslev teria sido simplesmente Nachman. Orações de Rebe Nachman são o que fez Rebe Nachman.
 
O objetivo do estudo da Torá é adquirir emuna, e emuna é a oração. Isso significa que a Torá verdadeira deve levar-nos a uma oração sincera. Apenas um ignorante reduz orações curtas, a fim de aprender a Torá.

Você se lembra da história de Rebe Nachman, "O Mestre da oração"? Devemos todos fazer parte do mestre do grupo de oração. Vamos pegar a espada brilhante e usá-lo. Essa é a arma que vai ganhar a guerra e nos trazer Mashiach, rapidamente e em nossos dias, amém!



Por: Rabino Shalom Arush



*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário