segunda-feira, 20 de agosto de 2012

ELUL: ENCONTRANDO O NOSSO CAMINHO




Elul é o mês de teshuvá. A maioria das pessoas acha que "teshuvá" significa penitência, mas isso não é realmente preciso. Teshuvá significa retorno, a partir da palavra Hebraica lashuv. Então, onde estamos tentando retornar? Para Hashem, é claro. Mas, muitas pessoas estão perdidas - eles não sabem o caminho. Nosso trabalho em Elul é encontrar o nosso caminho de volta para Hashem. Para isso, temos de aprender a navegação espiritual.

Não há uma lei básica na navegação - você não pode saber onde você está indo até saber onde você está. A maioria das pessoas não têm idéia de onde estão - eles estão perdidos neste mundo. É por isso que eles não têm sentido de direção e desperdiçam as suas vidas fazendo coisas sem importância.

Vamos supor que você tem um objetivo, que você sabe para onde quer ir. Se você não sabe onde você está agora, como você pode saber como chegar lá. Por exemplo, suponha que você quer ir para Chicago, mas você não tem idéia de onde você está agora. Se você estiver em Los Angeles, então você tem que viajar para o leste para chegar em Chicago. E se você estiver em Nova York, então você deve viajar para o oeste para chegar lá. Então, o que acontece se você não sabe onde você está? Você não sabe para onde ir!

Hashem chama cada um de nós a cada dia - Ayeka, onde está você? As mesmas leis em navegação física também se aplicam a navegação espiritual. Nós não podemos saber onde estamos indo, se não sabemos onde estamos. Nós não podemos chegar perto de Hashem se não tomarmos um olhar objetivo em nós mesmos e saber exatamente onde nós estamos indo. Uma pessoa não pode simplesmente dizer: "Eu sei como chegar a Hashem - Eu simplesmente irei para cima!" Ele não aproximará de Hashem a menos que primeiro ele faça o que ele precisa fazer no seu atual nível espiritual. Uma pessoa não pode acordar de manhã e decidir que ele é Moisés ou Rebe Akiva - não é assim que funciona. Nossa ascensão deve ser de nível por nível, corrigindo e aperfeiçoando-nos a cada passo do caminho. Assim como uma criança não pode pular da segunda série do ensino fundamental até Escola Médica de Harvard, estaríamos fantasiando em pensar que podemos saltar com vara o nosso caminho sobre os passos espirituais para alcançar grandes alturas. As pessoas que pensam assim, acabam caindo como o saltador com vara - ele não fica no alto, porque isso não é a verdadeira ascensão.

Vamos ver onde nós realmente estamos agora. Somos influenciados por uma geração que está no fundo do poço. A cada dia, você ouve histórias sobre como a web, mídias sociais e salas de chat têm trazido o mais feio das pessoas. Quem já ouviu falar de adultério cibernético como flagrante, pedófilos, e outras sujeiras? Isso quebra o coração em pensar que tantas pessoas "observadores" desperdiça horas em tais atoleiros espiritual, o qual é nenhum outro do que  a areia movediça da má inclinação que engana e enterra uma pessoa viva. Tudo gira em torno de luxúria e violação da santidade.

Você não pode compreender as recompensas de guardar a santidade pessoal do indivíduo, especialmente em uma geração onde até mesmo os rabinos falha para proteger seus olhos. Isso é o que significa saber onde você está. Seja honesto com você mesmo e ser honesto com Hashem. Fale com Ele assim: "OK, Hashem, eu admito que a minha mente está cheia de imagens e pensamentos indecentes. Eu muitas vezes esqueço de fechar meus olhos e eu acabo vendo coisas que destroem minha alma, roubam a minha santidade pessoal e são portanto, odioso para o Senhor. Mas, eu quero ser um shomer brit, Hashem, eu quero ser um guardião da santidade pessoal. Eu quero ser capaz de chegar perto ao Senhor. Eu quero ser capaz de provar o verdadeiro deleite da Torá, do Shabat e da santidade. Eu estou doente de ser um escravo dos meus desejos corporal e luxúrias. Tu tem que me ajudar, Hashem! Tu és meu Pai Celestial, eu preciso de Sua ajuda, porque eu não posso fazer isso por mim próprio. "

Você não pode imaginar a imensa gratificação que Hashem recebe de uma pessoa que fala a Hashem após uma auto-avaliação sincera. Não devemos ceder deste tipo de oração pessoal diária até que todos os aspectos da santidade pessoal estão profundamente enraizados em nossos corações e mentes. O importante é saber onde estamos realmente indo. E, com toda a honestidade ética, só podemos procurar ajuda de Hashem no reforço da nossa santidade pessoal, se estamos fazendo tudo em nosso poder para proteger e preservar a nossa santidade pessoal.

um ponto importante que é o início de todo o sucesso, a melhor maneira de se conectar a Hashem. Esta é a base de uma relação completa com Hashem. Deixe-me explicar: Parashá Bereshit explica que Adão e Eva transgrediu o mandamento de D-us por comer da Árvore da Sabedoria. A Torá, então, diz que depois de comer o fruto proibido, eles perceberam quão terrível foi a sua transgressão. Então, o que eles fizeram? Fútilmente, eles tentaram esconder de Hashem. Pare e pense sobre isso - não é malandragem? Isso é realmente insolente, tentando esconder de Hashem, Que está em todo lugar, o tempo todo, onisciente e vê tudo. Hashem também nunca se esquece do mais ínfimo detalhe do que acontece em qualquer lugar. Como você pode esconder de Hashem? Adão e Eva fizeram.

Basta imaginar que seus meninos estão jogando hardball, e eles batem a bola em sua janela da sala de R$3.000.00 reais. Então eles tentam esconder de você, que te faz ainda mais furioso. Mas, se os seus meninos são bons meninos, e eles admite seu erro, dispostos a pagar o dano, fazendo tarefas e pagando com oseu subsídio e dinheiro de aniversário, seu coração se enche de misericórdia para eles. Eles sabem que eles fizeram algo de errado e eles estão dispostos a corrigir. Que meninos maravilhosos. Você não pune tais crianças; na verdade, você amá-los ainda mais.

Basta imaginar a dor que Adão e Eva teria poupado a si mesmos e as gerações subseqüentes se eles tivessem aproximado a Hashem e admitisse o erro deles ao invés de tentar esconder. Então você pecou? Sofrer alguns momentos de constrangimento e confesse a Hashem! O constrangimento em si é uma expiação para o pecado. Mas tentar se esconder de Hashem? Isso é malandragem, insolência sem rodeios. Você não acha que Hashem vê tudo e sabe tudo? Como alguém pode se esconder de Hashem? No entanto, não estamos falando de Adão e Eva - estamos a falar de nós, aqui 5773 anos de estrada. As pessoas escondem atrás de sua porta do escritório e a mensagem de texto para pessoas que não deveriam estar escrevendo. Ou as pessoas acham que estão sozinhas em casa e começa a tagarelar em salas de chat, ou Facebook, ou ainda pior. Você não sabe que Hashem vê e ouve todos os seus pensamentos, não só cada palavra sua. Pensar que você pode se esconder de Hashem, ou que Hashem não o vê, é a maior heresia e insolência na terra.

Então, como pode uma pessoa assim chamada religioso fazer as coisas horríveis que temos ouvido a respeito, atropelando completamente a santidade pessoal? Sua luxúria cega eles ao ponto onde eles já não podem ver a Hashem. Quando uma pessoa se corta da santidade pessoal, ele corta-se a partir de Hashem, Deus me livre.

Hashem ainda é paciente. Ele ainda chama diariamente  cada um de nós "Ayeka, onde está você?" Ayeka, quando tomamos uma boa olhada em nós mesmos e nos perguntar onde estamos, este é o ponto importante de que falamos, o início de todo o sucesso, e a melhor maneira de se conectar a Hashem. Ayeka, avaliando honestamente a nós mesmos e saber realmente onde estamos indo é a base do nosso relacionamento inteiro com Hashem. Que todos nós possamos ter sucesso, amen.

Por: Rabi Shalom Arush
Breslev Israel


*Escrito por: Rabi Shalom Arush
*Traduzido em Inglês por: Rabi Lazer Brody
*Traduzido em Português por: Gilson (editor de Jornal Mitsvá)
*Artigo originalmente publicado em Breslev Israel (http://www.breslev.co.il). Publicado em Jornal Mitsvá com a permissão de Breslev Israel.
*As Fotografias são utilizadas com a permissão de Breslev Israel e retiradas do site Shutterstock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário