quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Ego: a Fonte de nosso exílio





Rebe Nachman de Breslov ensinou ...

Ego é uma forma de idolatria, e é esta adoração de ídolos que nos levou a ser exilado de nossa terra. Se nós queremos ser capazes de voltar à terra, temos de aprender a se concentrar em melhorar a glória de D’us, em vez de nossa própria.

(Likutei Moharan I: 11)

O que isto significa para mim?

O que é a verdadeira humildade? O Ishbitzer Rebe colocou isso de forma muito sucinta: Se sentir que eu não sou melhor do que qualquer criatura que existe, qualquer animal ou folha de grama. No entanto, com todos os dons que D’us me deu, como eu devo honestamente não sentir melhor do que uma folha de grama? Se eu perceber que tudo o que existe está cumprindo a vontade de D’us –– e isso é mais verdade do não-humano, que não tem o livre-arbítrio –– então eu sou humilde, sabendo que, uma e outra vez, eu usei meus dons para contrariar a vontade de D’us. E quando se relaciona com outras pessoas, certamente eu não sou melhor do que eles –– porque se as nossas posições fossem invertidas, eu faria muito pior do que eles fazem! E cada pessoa tem excelentes qualidades que eu ainda tenho de alcançar.
 
Quando eu me vejo de uma forma mais precisa, é muito mais provável que eu posso agir de uma forma que aumenta a glória de D’us. Quando eu não estou mais no centro das atenções, eu posso treinar sobre o Um que realmente pertence ao centro do palco.

Uma Oração:

D’us amado, ajude-me apresentar minha vontade
Para a Tua vontade

E elevar a Sua Glória.
Que eu não procure nenhuma honra para mim,
Mas deixar tudo o que eu faço, penso e desejo
Seja apenas para Ti.
Dá-me a sabedoria para ir com a verdadeira humildade,
Sem qualquer ego no meu coração.
Salve-me de aparentar ser humilde
Para ganhar a estima dos outros,
Porque esta é a pior forma de orgulho.
Por favor, não permita que os meus pecados me confunda
Com as preocupações sobre ser importante
Ou fazer uma boa impressão sobre os outros.
Piedade de mim, meu D’us
Para que eu mantenha Suas mitsvot
Sinceramente e humildemente,
Sem ser consciente de mim mesmo em tudo.
Tu tens avisado
Quão sério é o orgulho falso
,
Isso é como adorar um ídolo,  meu próprio eu,
E como tragicamente isto prolonga nosso exílio.
Tem piedade, Ó D’us
Salve-me do orgulho
E de correr atrás de glória para mim.

(Entre Eu e Você, página 112-114)

*Escrito por: Yehudis Golshevsky
*Este artigo foi publicado no site oficial do Instituto de Pesquisa Breslov, Israel.
*Traduzido e publicado por Jornal Mitsvá com a permissão de BRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário