segunda-feira, 9 de abril de 2012

REBE NACHMAN - Sete Pilares da Fé




Sete Pilares da Fé
Pelo Rabi Yitzchak Breiter
Confie em Deus e faze o bem, habite na terra e se alimente da fé
(Salmos 37:3).

1. Deus controla tudo

Tudo no universo inteiro está sob o controle de Deus. Isto inclui tudo o que acontece com você pessoalmente, tanto espiritualmente quanto materialmente, incluindo o que você mesmo faz, se deliberadamente ou inconscientemente, voluntariamente ou por obrigação: tudo é de Deus. Mesmo quando as aparências sugerem o contrário, o crente não presta atenção à aparência externa deste mundo, mas a verdade subjacente.

2. Liberdade

Tudo o que fazemos é finalmente controlado por Deus, embora isso está oculto de nós por nossos egos, que nos fazem pensar que estamos separados e independentes de Deus. Fomos criados para nos dar esse livre-arbítrio. Desta forma somos capazes de voltar para Deus de nossa própria vontade e descobrir por nós mesmos de que Deus controla todas as coisas, incluindo os nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações.

3. Ação

Apesar de todas as coisas nos reinos espirituais e materiais estão nas mãos de Deus, não devemos esperar que Deus faça tudo. O universo é tão organizado que temos liberdade de ação em muitas áreas. Quando agimos, seja para ganhar a vida ou para atender a qualquer uma de nossas outras necessidades, devemos entender que, enquanto cabe a nós tomar a iniciativa e agir como se tudo está em nossas mãos, na verdade todas as coisas em última análise, depende de Deus. Não importa o que sentimos que devemos fazer, seja em nossa vida espiritual ou material, nosso primeiro passo deve ser sempre pedir a Deus para nos guiar e abençoar os nossos esforços com sucesso.

4. Reverso

Quando as coisas parecem voltar mal para nós, temos de aceitar que isto é a vontade de Deus e que tudo o que acontece é para o melhor. Mesmo quando as coisas dão errado por causa de algo que nós mesmos pode ter pensado, dito ou feito, temos de aceitar que isso também é de Deus. Outras pessoas também são agentes livres, mas tudo o que eles fazem é finalmente controlado por Deus. Se alguém o insultar ou de alguma forma prejudica você, saiba que isso tem sido enviado por Deus como uma maneira de limpar sua alma. Se as coisas correrem contra você, seja paciente. Quando você aceita tudo como vontade de Deus, isso faz com que o véu de ocultação seja removido, manifestando assim o controle de Deus sobre toda a criação.

5. Crescimento

Seu crescimento espiritual também está sob controle de Deus. Mesmo que se sinta um desejo de crescer em uma área específica, desde que você não está pronto para alcançar o que você quer, as coisas vão ser organizadas de tal forma a retê-lo seja por obstáculos externos ou através de alguma idéia que se torna implantado em sua própria mente para impedir que você alcance seu objetivo. Isto não significa que Deus está rejeitando você. Ele sabe que no longo prazo, esta será a melhor maneira de trazê-lo para o bem final. O propósito de conduzí-lo de volta é para pedir-lhe para chorar e rezar a Deus para ajudá-lo a subir a partir do seu nível atual e trazê-lo mais perto do seu verdadeiro objetivo.

6. Revelação e orientação

Uma vez que Deus está em toda parte e em todas as coisas, tudo que nós experimentamos é realmente uma comunicação de Deus. Isso inclui os nossos pensamentos e sentimentos interiores. Mesmo os pensamentos e sentimentos negativos - preguiça, falta de entusiasmo, depressão, e assim por diante - são de Deus. Tudo o que você ouvir, ver ou experimentar na vida, seja de pessoas que você conhece ou de completos estranhos, é uma chamada da parte de Deus. Mesmo mensagens pouco claras ou contraditórias são enviados com um propósito: para nos dar escolha e livre arbítrio, a fim de nos testar. A maneira de resolver as mensagens que devemos seguir e que devemos ignorar é por avaliar tudo à luz do ensinamento da Torá.

7. O Homem Sábio - Tsadic

Fé em Deus inclui fé nos Tsadikim que Deus envia a este mundo para nos ensinar a transcender nosso estado humilde e cumprir o nosso destino espiritual. Não só temos de aceitar que Deus deu a Torá a Moisés no Sinai; devemos também reconhecer que Deus envia homens sábios em todas as épocas para nos tirar do nosso exílio e nos ensinar o verdadeiro caminho na vida.

Ensinamentos retirados do livro O ESSENCIAL RABI NACHMAN  
Autor: Rabi Avraham Yehoshua Greenbaum.
Com autorização de Azamra Institute – Israel.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário